Efeito do exercício físico de academia no nível de estresse de mulheres em academias exclusivamente femininas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodacki, Cíntia de Lourdes Nahhas-
Autor(es): dc.contributorRodacki, Cíntia de Lourdes Nahhas-
Autor(es): dc.contributorStadnik, Adriana Maria Wan-
Autor(es): dc.contributorKuhn, Daniela Isabel-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Victoria Felix de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674514-
Descrição: dc.descriptionThe term stress indicates a set of psychophysiological reactions that alter the organism, in order to seek adaptations of the changes or challenges that arise in the day to day. This study aimed to identify the effects of physical exercise on the stress level of women in exclusively female academies. For this study a descriptive correlation methodology was used with a quantitative approach and a longitudinal design. The selected sample consisted of 44 women, aged between 25 and 55 years, divided into two groups: active group (GA) composed of 22 students enrolled for more than 6 months in the exclusive academies for women (Curves and Via Mulher) (age; 38.2 ± 10.2 years) and a non-active group (GNA) formed by 22 non-physical activity women (age, 36.7 ± 8.1 years). (age, 36.7 ± 8.1 years). The participants of the GA and GNA answered two questionnaires, one to measure the level of stress through the Stress Perception Scale 10 (EPS-10), and another questionnaire regarding the age, profession, weekly attendance at the gym, and the modalities of the participate. The women in the active group (GA) responded again (EPS-10) after a period of 12 weeks. The Mann Whitney statistical test identified significant differences (p <0.05) between CNA and GA for the stress level (26.8 ± 1.5 and 20.2 ± 1.2, respectively). In order to identify the effect of 12 weeks of physical exercise on the stress level (EPS-10, PRÉ and POS) of the active women, this Student t was applied for repeated measurements. Significant differences were observed in the active group between the PRÉ and POS conditions (p <0.05), where a decrease of 23% after the 12-week period in EPS-10 was observed. No correlation was found between EPS-10 values and occupations. The results of the study indicate that physical activity has a beneficial effect on the level of stress.-
Descrição: dc.descriptionO termo estresse indica um conjunto de reações psicofisiológicas que alteram o organismo, afim de buscar adaptações as mudanças ou desafios que surgem no dia a dia. O presente trabalho teve como objetivo identificar quais são os efeitos do exercício físico no nível de estresse de mulheres em academias exclusivamente femininas. Para este estudo foi utilizada uma metodologia descritiva correlacional com uma abordagem quantitativa e um delineamento longitudinal. A amostra selecionada contou com 44 mulheres, com idades entre 25 e 55 anos, divididas em dois grupos: grupo ativo (GA) composto por 22 alunas matriculadas há mais de 6 meses nas academias exclusivas para mulheres (Curves e Via Mulher) (idade; 38,2 ± 10,2 anos) e um grupo não ativo (GNA) formado por 22 mulheres não praticantes de atividades físicas (idade; 36,7± 8,1 anos). As participantes do GA e GNA responderam dois questionários, um para medir o nível de estresse por meio da Escala de Percepção de Estresse 10 (EPS-10), e outro questionário referente à idade, profissão, frequência semanal na academia, e as modalidades das quais participam. As mulheres do grupo ativo (GA) responderam novamente o (EPS-10) após um período de 12 semanas. O teste estatístico Mann Whitney identificou diferenças significativas (p<0,05) entre o GNA e o GA quanto ao nível de estresse (26,8 ± 1,5 e 20,2 ± 1,2 respectivamente). Para identificar o efeito de 12 semanas deexercício físico no nível de estresse (EPS-10; PRÉ e PÓS) das mulheres ativas foi aplicado o este t de Student para medidas repetidas. Diferenças significativas foram observadas no grupo ativo entre as condições PRÉ e PÓS (p<0,05), onde um decréscimo de 23% após o período de 12 semanas no EPS-10 foi observado. Nenhuma correlação foi encontrada entre os valores de EPS-10 e as profissões. Os resultados do estudo indicam que a atividade física possui um efeito benéfico no nível de estresse.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Educação Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectExercícios físicos-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Treinamento físico-
Palavras-chave: dc.subjectStress (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectAcademias de ginástica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectExercise-
Palavras-chave: dc.subjectWomen - Physical training-
Palavras-chave: dc.subjectStress (Psychology)-
Palavras-chave: dc.subjectGymnassiums-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education and training-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA-
Título: dc.titleEfeito do exercício físico de academia no nível de estresse de mulheres em academias exclusivamente femininas-
Título: dc.titleEffect of gym physical exercise in the stress level of women in exclusively female academies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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