Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catto, Camilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Catto, Camilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.creator | Zanvettor, Michele Peters | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674456 | - |
Descrição: dc.description | Technology has been gaining ground in several sectors of society, bringing with it many benefits and also some challenges to overcome. The increasing use of technological resources in the educational process, especially the internet, has fostered new and different ways of learning and teaching, transforming the educational context into a motivating, creative and democratic environment, thus providing new and meaningful learning. From this perspective, this study aims to analyze how the interaction and use of the Internet occurs in a teaching institution in the municipality of Rio Negro PR. The purpose is to highlight the benefits, contributions and challenges encountered in the insertion of this important tool in the educational process. Methodologically, a bibliographical research was carried out, emphasizing what is already known about this subject and complemented by an action research, consisting of instruments such as questionnaires, observations, discussions and findings about the subject in question and the situation experienced. The study of this theme is relevant, considering the increasing use of the Internet and the innumerable possibilities it offers to the learning teaching process, presenting the importance of this technological tool as a great ally in the educational process. | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia vem ganhando espaço em diversos setores da sociedade, trazendo consigo muitos benefícios e também alguns desafios a serem superados. O crescente uso dos recursos tecnológicos no processo educativo, em especial a internet, tem oportunizado novas e diferentes formas de aprender e ensinar, transformando o contexto educacional em um ambiente motivador, criativo e democrático, proporcionando assim, novas e significativas aprendizagens. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar como ocorre a interação e utilização da internet em uma instituição de ensino no município de Rio Negro PR. O intuito é evidenciar os benefícios, as contribuições e os desafios encontrados na inserção dessa importante ferramenta no processo educativo. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, enfatizando o que já se sabe sobre o referido assunto e complementada por uma pesquisa-ação, constituída de instrumentos como questionários, observações, discussões e constatações acerca do tema em questão e da situação vivenciada. O estudo dessa temática mostra-se relevante, tendo em vista o crescente uso da internet e as inúmeras possibilidades que ela oferece ao processo ensino aprendizagem, apresentando a importância dessa ferramenta tecnológica como grande aliada no processo educacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A internet como recurso pedagógico: benefícios e desafios no contexto escolar | - |
Título: dc.title | The internet as a pedagogical resource: benefits and challenges in the school context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: