Tertúlias literárias dialógicas: um estudo dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeloso, Franciele Clara-
Autor(es): dc.contributorPeloso, Franciele Clara-
Autor(es): dc.contributorConsoli, Marcia Oberderfer-
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.creatorBoacik, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674453-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to present the studies that address the literary dialogical Tertúlia. We opted to examine the many academic productions about the literary dialogical Tertúlia that were produced in Brazil. The choice was made by the fact that this is an innovating theme, but not extensively studied and implemented, since the reading practice plays a leading role in life and formation of children, as also in society. First, we introduced a brief study on the relevance of reading since childhood, the encouragement from parents and the people that are close, the teacher and the school, along with the methods that can be used to promote a liking for the reading. Subsequently, we put together many articles that are related to the related theme, selected for the analysis and so happens the breakdown of each in a frame. Lastly, the articles analyzed are presented, exposing the positive and negatives, as well as how the practice of this activity can be considered an advancement in the pedagogical practice inside the classroom. This research was developed within the study of electronic articles, from which the main authors were: DALL’ALBA (2002), FLECHA (1997), FREIRE (1989), FORTESKI; OLIVEIRA; VALÉRIO (2011), GIL (1999), SILVA (1993), amongst others. It was determined that there are many transforming elements that can be put to practice with this activity and, from that, it is possible to modify the thinking and actions with other people, as well as the changing and the interpretation of the stories found within the books.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem por objetivo apresentar os estudos que abordam a prática da Tertúlia Literária Dialógica. Nesse sentido, optamos em examinar as diversas produções acadêmicas sobre Tertúlia Literária Dialógica realizadas no Brasil. A escolha deu-se pelo fato, de ser um tema inovador, mas pouco estudado e posto em prática, visto que a leitura desempenha um papel fundamental na vida e formação das crianças, como também para toda sociedade. Primeiramente, apresenta-se um breve estudo sobre a relevância da leitura, desde a infância, do incentivo dos pais e pessoas próximas, dos professores e da escola, bem como dos métodos que podem ser utilizados para promover o gosto pela leitura. Em seguida, é realizado um apanhado sobre os artigos do tema relacionado, selecionados para a análise e detalhados em um quadro. E por fim, são apresentados os artigos analisados, expondo os pontos positivos e negativos encontrados, e como a prática dessa atividade pode ser considerada um avanço na prática pedagógica dentro da sala de aula. Essa pesquisa desenvolveu-se por meio, de um estudo de artigos eletrônicos, tendo como principais autores: DALL’ALBA (2002), FLECHA (1997), FREIRE (1989), FORTESKI; OLIVEIRA; VALÉRIO (2011), GIL (1999), SILVA (1993), entre outros. Averiguou-se que são muitos os elementos transformadores que podem ser praticados com essa atividade, e a partir disso, como é possível modificar as ações do pensar e agir com outras pessoas, bem como a mudança, o entendimento e a interpretação das histórias contidas nos livros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura clássica-
Palavras-chave: dc.subjectDialogismo (Análise literária)-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectClassical literature-
Palavras-chave: dc.subjectDialogism (Literary analysis)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleTertúlias literárias dialógicas: um estudo dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Brasil-
Título: dc.titleLiterary dialogical tertúlias: a study of the academic researches produced in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.