Matizes surrealistas no poema O Amor em visita, de Herberto Helder

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Autor(es): dc.contributorAlmeida, Rogério Caetano de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Rogério Caetano de-
Autor(es): dc.contributorBellin, Greicy Pinto-
Autor(es): dc.contributorSales, Cristiano de-
Autor(es): dc.creatorMerisio, Priscila Andrea-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674449-
Descrição: dc.descriptionIn this paper it was researched the relation between the poem O Amor em Visita (1958) by the Portuguese poet Herberto Helder and some elements of surrealism, among them the image, erotic love and new criation of the sacred. There was a brief explanation of the relation of the poet to the technolyric, that is its routes by the experimental and concrete poetry, through experiments with the computer, in the middle of the 60's, and how these shuffles resemble the surrealistic technique of the Exquisite corpse. The hybridism in his structuring of language. General definitions of this movement, which emerged in France in 1930, and the brief history of its reception in Portugal, were also discussed.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalhou, pesquisou-se a relação entre o poema O Amor em Visita (1958), do poeta português Herberto Helder, e alguns elementos do surrealismo, dentre eles a imagem, o amor erótico e a recriação do sagrado. Houve a breve explanação da relação do poeta com a tecnolírica, ou seja, seus percursos pela poesia experimental e concreta, através de experiências com o computador, em meados da década de 60, e como estes embaralhamentos assemelham-se à técnica surrealista do cadáver esquisito. O hibridismo na sua estruturação da linguagem. Abordou-se, também, definições gerais deste movimento, surgido na França, em 1930 e o breve historial de sua recepção em Portugal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHelder, Herberto, 1930-2015 - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia portuguesa - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectPoetas portugueses - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectSurrealismo (Literatura) - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas-
Palavras-chave: dc.subjectHelder, Herberto, 1930-2015 - Criticism and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese poetry - Criticism and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectPoets ortuguese - Criticism and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectSurrealism (Literature) - Criticism and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleMatizes surrealistas no poema O Amor em visita, de Herberto Helder-
Título: dc.titleSurrealistic nuances in the poem Love in visit, by Herberto Helder-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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