Projeto de um equipamento de teste e diagnóstico de falhas em suspensão automotiva

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Autor(es): dc.contributorNovak, Paulo Rogerio-
Autor(es): dc.contributorTrentin, Robson Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorLafay, Jean Marc Stephane-
Autor(es): dc.contributorTrentin, Robson Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorNovak, Paulo Rogerio-
Autor(es): dc.creatorCavalli, Guilherme Steimbach-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674445-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a machine design of a testing equipment for automotive suspension. The lack of specials tools for the diagnosis of automotive suspension components makes it difficult for automotive professionals to find any problems and also increases car accident risks considering that tests on public roads are commonly used as a way to diagnose the condition of automotive suspension components. This machine design aims to simulate the working conditions of automotive suspension with an electro-pneumatic system that allows the automotive professional to diagnose the automotive suspension components under stress. The use of electro-pneumatic components simplified the machine construction and brought satisfactory functionality with maximum working frequency of 2.57 Hertz and air consumption of 1,520 liters per minute.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho consiste em um projeto de uma máquina de teste de suspensão automotiva. A falta de ferramentas especiais para diagnóstico de falhas em componentes de suspensão automotiva e relacionados dificulta o trabalho dos profissionais de reparação automotiva e traz riscos de acidentes, já que testes de rodagem em vias públicas são práticas comuns na identificação de possíveis problemas em veículos de passeio. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de simular os esforços gerados na estrutura do veículo através de um equipamento com atuação eletropneumática, permitindo ao operador realizar o diagnóstico completo de todos os componentes de suspensão e relacionados durante a oscilação de todo o conjunto. A utilização de componentes eletropneumáticos simplificou a construção do equipamento proposto e possibilitou funcionamento satisfatório, onde a frequência máxima de operação é de 2,57 Hertz com consumo de ar comprimido de 1.520 litros por minuto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectControle pneumático-
Palavras-chave: dc.subjectMáquinas - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensão-
Palavras-chave: dc.subjectPneumática-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPneumatic control-
Palavras-chave: dc.subjectMachine design-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Springs and suspension-
Palavras-chave: dc.subjectPneumatics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS-
Título: dc.titleProjeto de um equipamento de teste e diagnóstico de falhas em suspensão automotiva-
Título: dc.titleDesign of a testing equipment for automotive suspension-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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