Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Aurilene Matias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22096 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674437 | - |
Descrição: dc.description | We know that teaching over the course of years has been an arduous task, and that teachers have encountered many barriers and difficulties in promoting teaching and learning effectively, and it is clear that in science teaching there is also this problem, so it is necessary that the educator renews his methodologies and seeks new means to ensure a quality in his teachings. The objective of this study is to analyze, through questionnaires, the students' vision about the perspective of teaching through research, through an experimental practice, evaluating the conception of these students, before and after the activity, in order to verify the need for changes in the teaching practice. Through the use of experimentation and through investigative processes, science education becomes much more interesting and understandable, and learning becomes more meaningful. | - |
Descrição: dc.description | Sabemos que lecionar no decorrer dos anos tem sido uma tarefa árdua, e que os docentes têm encontrado muitas barreiras e dificuldades para promover o ensino e aprendizagem com eficácia, e é claro que no ensino de ciências também existe este problema, então se faz necessário que o educador renove suas metodologias e busque novos meios para assegurar uma qualidade nos seus ensinamentos. Este trabalho tem como objetivo analisar por meio de questionários, a visão discente sobre a perspectiva do ensino por investigação, através de uma prática experimental, avaliando a concepção destes alunos, antes e depois da realização da atividade, a fim de constatar a necessidade de mudanças na prática docente. Com o uso da experimentação e recorrendo a processos investigativos, o ensino de ciências fica muito mais interessante e compreensível, e a aprendizagem vai se efetivando de forma mais significativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | educadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | questionários | - |
Palavras-chave: dc.subject | learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | educators | - |
Palavras-chave: dc.subject | questionnaires | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O ensino de ciências por investigação e o uso da experimentação na prática docente | - |
Título: dc.title | The teaching of research sciences and the use of experimentation in teaching practice | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: