Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Libanori, Mayara Lotto Nicola | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674407 | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há uma desconsideração da língua enquanto realidade multifacetada, falada por sujeitos de variadas classes sociais. Especialmente no âmbito da escola pública, há alunos que advêm de classes sociais economicamente desprestigiadas e não têm sua variedade linguística e seus bens culturais valorizados nas escolas. Objetivando contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos e tendo como referencial teórico a visão linguística sobre o ensino da gramática normativa nas escolas (cf. SILVA, 2004, e BORTONI-RICARDO, 2005), as análises feitas evidenciaram que a apresentação do conteúdo em questão no material analisado aparece de maneira mecânica e desconexa com os usos dos falantes, o que reduz o ensino formal da gramática a meras reproduções de compêndios gramaticais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Verbos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Grammar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Verb | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: