As questões de gênero nas políticas educacionais: o que dizem as produções acadêmicas brasileiras (1988-2019) ?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinho, Katia Elisa Prus-
Autor(es): dc.contributorPinho, Katia Elisa Prus-
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorErnandes, Samara-
Autor(es): dc.contributorMarchesan, Aline Ariana Alcântara Anacleto-
Autor(es): dc.creatorBonatto, Bruna Mayara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674383-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to map and analyze Brazilian academic research, which addressed the intersection between educational public policies and the scope of gender issues. It is a qualitative research and the methodological route used to solve the problem was bibliographic research, characterized as a systematic literature review. 31 academic publications published between the years 2014 and 2019 were mapped. Among them, seven theses and 24 dissertations developed, mostly, in a Postgraduate Program in Education. The largest number of publications occurred in the year 2017. Rio Grande do Sul and Rio de Janeiro correspond to the states of the federation that concentrated the largest number of academic publications mapped. The approach used for data analysis integrated the quantitative and qualitative methods. The data analysis was organized in two stages: in the first, the analysis of scientific productions organized according to nature, authorship, year of publication, institution of origin, location and graduate program is exposed; in the second stage, six categories are presented in which academic publications were distributed according to the specificity of public education policy addressed by the research. This study indicated that Brazilian research on the approach to gender issues by educational policies took into account gender issues and their specificities. The analysis of the productions indicates that the development of research that presents analyzes capable of intersecting public educational policies and gender issues can provide results capable of subsidizing the (re) orientation of discussions and normative actions in order to reproduce or exert resistance and/or changes in social reality.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo mapear e analisar as pesquisas acadêmicas brasileiras, que abordaram a interseção entre as políticas públicas educacionais e a abrangência das questões de gênero. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e o percurso metodológico utilizado para a resolução do problema foi a pesquisa bibliográfica, caracterizando-se como uma revisão sistemática de literatura. Foram mapeadas 31 produções acadêmicas publicadas entre os anos 2014 e 2019. Dentre elas, sete teses e 24 dissertações desenvolvidas, em sua maioria, em um Programa de Pós-Graduação em Educação. O maior número de publicações ocorreu no ano 2017. O Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro correspondem aos estados da federação que concentraram o maior número das publicações acadêmicas mapeadas. A abordagem empregada para análise dos dados integrou os métodos quantitativo e qualitativo. A análise dos dados foi organizada em duas etapas: na primeira, expõe-se a análise das produções científicas organizadas conforme a natureza, a autoria, o ano de publicação, a instituição de origem, a localização e o programa de pós-graduação; na segunda etapa apresentam-se seis categorias nas quais as publicações acadêmicas foram distribuídas de acordo com a especificidade da política pública de educação abordada pela pesquisa. Este estudo indicou que as pesquisas brasileiras acerca da abordagem das questões de gênero pelas políticas educacionais consideraram as questões de gênero e suas especificidades. A análise das produções indica que o desenvolvimento de pesquisas que apresentam análises capazes de interseccionar as políticas públicas educacionais e as questões de gênero podem fornecer resultados que possibilitam subsidiar a (re)orientação de discussões e de ações normativas no sentido de reproduzir ou exercer resistências e/ou mudanças na realidade social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectGender identity-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAs questões de gênero nas políticas educacionais: o que dizem as produções acadêmicas brasileiras (1988-2019) ?-
Título: dc.titleGender issues in educational policies: what do brazilian academic productions say (1988-2019) ?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.