Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Carletto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.creator | Zini, Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674359 | - |
Descrição: dc.description | This work had as thematic physical education and the process for school inclusion starting of school to everyone. The methodology used to develop the research was the lifting bibliography, through articles reading, and official documents. The development of the research was drawn up in three main topics, the first topic deals with the historical aspects of school physical education and social influences on discipline, the second topic addresses the historical form of treatment of the disabled person starting from the exclusion to the social inclusion process, the third topic presents a path of possibilities of physical education in relation to inclusive education process, highlighting the potential adaptations for students with disabilities hearing, visual, physical and intellectual. After the study, it can be considered that physical education is a discipline that can enhance the process of school inclusion, depending on the actions and necessary changes in the methods, techniques and teaching strategies. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a Educação Física e o processo de inclusão escolar partindo do pressuposto de uma escola para todos. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o levantamento bibliográfico, através da leitura de artigos, livros e documentos oficiais. O desenvolvimento da pesquisa foi elaborado em três tópicos principais, o primeiro tópico trata sobre os aspectos históricos da Educação Física escolar e as influências sociais sobre a disciplina, o segundo tópico aborda a forma histórica de tratamento da pessoa com deficiência, partindo da exclusão até o processo de inclusão social, o terceiro tópico apresenta um caminho de possibilidades da Educação Física em relação ao processo de Educação Inclusiva, destacando as possíveis adaptações para alunos com deficiência auditiva, visual, física e intelectual. Após a realização do estudo, pode-se considerar que a Educação Física é uma disciplina que pode potencializar o processo de inclusão escolar, dependendo das ações e adaptações necessárias nos métodos, técnicas e estratégias de ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students with disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Educação física e inclusão escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: