Educação física e inclusão escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Carletto de-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.creatorZini, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674359-
Descrição: dc.descriptionThis work had as thematic physical education and the process for school inclusion starting of school to everyone. The methodology used to develop the research was the lifting bibliography, through articles reading, and official documents. The development of the research was drawn up in three main topics, the first topic deals with the historical aspects of school physical education and social influences on discipline, the second topic addresses the historical form of treatment of the disabled person starting from the exclusion to the social inclusion process, the third topic presents a path of possibilities of physical education in relation to inclusive education process, highlighting the potential adaptations for students with disabilities hearing, visual, physical and intellectual. After the study, it can be considered that physical education is a discipline that can enhance the process of school inclusion, depending on the actions and necessary changes in the methods, techniques and teaching strategies.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a Educação Física e o processo de inclusão escolar partindo do pressuposto de uma escola para todos. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o levantamento bibliográfico, através da leitura de artigos, livros e documentos oficiais. O desenvolvimento da pesquisa foi elaborado em três tópicos principais, o primeiro tópico trata sobre os aspectos históricos da Educação Física escolar e as influências sociais sobre a disciplina, o segundo tópico aborda a forma histórica de tratamento da pessoa com deficiência, partindo da exclusão até o processo de inclusão social, o terceiro tópico apresenta um caminho de possibilidades da Educação Física em relação ao processo de Educação Inclusiva, destacando as possíveis adaptações para alunos com deficiência auditiva, visual, física e intelectual. Após a realização do estudo, pode-se considerar que a Educação Física é uma disciplina que pode potencializar o processo de inclusão escolar, dependendo das ações e adaptações necessárias nos métodos, técnicas e estratégias de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes deficientes-
Palavras-chave: dc.subjectExercícios físicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectStudents with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectExercise-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEducação física e inclusão escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.