Capital intelectual: medidas tangíveis do aprendizado intangível

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Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.creatorRosa, Bernadete Márcia Voichcoski Franco da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19422-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674355-
Descrição: dc.descriptionIntellectual capital has a value that can be measured in companies, it may be what drives your profit, or the value of your shares in the stock exchange. It is not easy to measure. However, the value of intellectual capital, as human capital, has a non-scalable value and that extends to the value of one's own life and the joy of living. When talking about information management, risk management and communication management, there is still no better an example than the brain. It is in this that all things begin, and in this that all things have their end. The ability to manage comes from the brain and must be developed and pursued by people who want better performance through continuous training because the brain is constantly evolving. This work has three main objectives: the first, being the awareness of the value of the brain as an Information Management System and as the main element of intellectual capital; the second, awareness of the value of self, as a source of basic information for the existence of any company, whatever; and the third, the evaluation of the evolution of intellectual capital, as human capital, after a period of 6 months of learning in two classes of postgraduate students of two MBA courses one being in Information and Communication Management and the other in Management of Telecommunications Services offered at the Federal Technological University of Paraná, in 2017, in the city of Curitiba, Paraná, Brazil. A survey was conducted after 6 months of classes and trainings through teamwork, researches and lectures in a group of 53 students. The research was carried out using a questionnaire with 51 questions in order to evaluate the capacity of innovation (vision), ability to manage teams (affectivity), ability to carry out projects (realization) and attention to rules and methods (attention). The entire course lasted 18 months. Through the analysis by a graph of radar model with markers, the performance is shown. It can be observed that the evolution of knowledge in the areas evaluated was 28.56% for Innovation Capacity (Vision), 10.46% for Team Management Capacity (Affectivity), 13.31% for Project Realization (Realization) and 11.89% for Attention to Rules and Methods (Attention). There are many ways to train the brain and the skills required in management. It is with the day-by-day working time in hours, months, and years of training and retraining these skills that will make these people great managers of people, projects, information and time.-
Descrição: dc.descriptionO capital intelectual tem um valor que pode ser medido em empresas, pode ser o que impulsiona seu lucro ou o valor de suas ações na bolsa de valores. Não é fácil medir. No entanto, o valor do capital intelectual, como capital humano, tem um valor não escalável e se estende ao valor da própria vida e da alegria de viver. Quando se fala em gerenciamento de informações, gerenciamento de riscos e gerenciamento de comunicação, ainda não há um exemplo melhor do que o cérebro. É nisso que todas as coisas começam, e nisso tudo tem seu fim. A capacidade de gerenciar vem do cérebro e deve ser desenvolvida e perseguida por pessoas que querem um melhor desempenho através do treinamento contínuo, porque o cérebro está em constante evolução. Este trabalho tem três objetivos principais: o primeiro, a consciência do valor do cérebro como um Sistema de Gestão da Informação e como o principal elemento do capital intelectual; a segunda, a consciência do valor do eu, como fonte de informação básica para a existência de qualquer empresa, qualquer que seja; e o terceiro, a avaliação da evolução do capital intelectual, como capital humano, após um período de 6 meses de aprendizagem em duas turmas de pós-graduandos de dois cursos de MBA, um em Gestão da Informação e Comunicação e outro em Gestão de Serviços de Telecomunicações. oferecido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 2017, na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Uma pesquisa foi realizada após 6 meses de aulas e treinamentos através de trabalho em equipe, pesquisas e palestras em um grupo de 53 alunos. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário com 51 perguntas, com o objetivo de avaliar a capacidade de inovação (visão), capacidade de gerenciar equipes (afetividade), capacidade de realizar projetos (realização) e atenção a regras e métodos (atenção). O curso inteiro durou 18 meses. Através da análise por um gráfico de modelo de radar com marcadores, o desempenho é mostrado. Pode-se observar que a evolução do conhecimento nas áreas avaliadas foi de 28,56% para Capacidade de Inovação (Visão), 10,46% para Capacidade de Gestão de Equipe (Afetividade), 13,31% para Realização de Projeto (Realização) e 11,89% para Atenção a Regras e Métodos (Atenção). Há muitas maneiras de treinar o cérebro e as habilidades necessárias no gerenciamento. É com o dia-a-dia em horas, meses e anos de treinamento e reciclagem dessas habilidades que farão com que essas pessoas sejam ótimas gestoras de pessoas, projetos, informações e tempo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Relação: dc.relationhttps://books.google.com.br/books?id=RKB-DwAAQBAJ&lpg=PA415&ots=g6I9W7AvxN&dq=INTELLECTUAL%20CAPITAL%3A%20TANGIBLE%20MEASURES%20OF%20INTANGIBLE%20LEARNING&lr&hl=pt-BR&pg=PA415#v=onepage&q=INTELLECTUAL%20CAPITAL:%20TANGIBLE%20MEASURES%20OF%20INTANGIBLE%20LEARNING&f=false-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCapital humano-
Palavras-chave: dc.subjectCapital intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidade de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidade intelectual - Medição-
Palavras-chave: dc.subjectCérebro - Evolução-
Palavras-chave: dc.subjectHuman capital-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual capital-
Palavras-chave: dc.subjectLearning ability-
Palavras-chave: dc.subjectMental efficiency - Measurement-
Palavras-chave: dc.subjectBrain - Evolution-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleCapital intelectual: medidas tangíveis do aprendizado intangível-
Título: dc.titleIntellectual capital: tangible measures of intangible learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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