Lei da aprendizagem: da naturalização à regulamentação de inserções precárias de jovens e adolescentes no mercado de trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3242-994X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2711017945843978-
Autor(es): dc.contributorKuenzer, Acacia Zeneida-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6429-9345-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9099032959087648-
Autor(es): dc.contributorLima Filho, Domingos Leite-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3802-6794-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1113538527015820-
Autor(es): dc.contributorAlves, Giovanni Antonio Pinto-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-7745-855X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8745252518066333-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3242-994X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2711017945843978-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Solange-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-1975-2379-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9767815823163181-
Autor(es): dc.creatorBuiar, Janaina Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25002-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674303-
Descrição: dc.descriptionWith the changes promoted in the world of labor by the adoption of flexible production, new precalyses and a new engagement of living work in capitalista production were estabilished. In this contexto, due to youths and lack of proficiencty, allies with difficultes to find work and keeping it. The teenagers and brazilian work youths it’s been left, often, only the temporary entry into e labor market in the condition of apprenties. Seeking to deepen and closer characterise this new condition in na interdiciplinary approach, it seeks to understad the extent to the completion of the technical-profissional learning corse and insertion in the labor market as an apprentice contribue after the end of learning contract with the development professional youths work. From this delimitation, a qualitative research, of an explanatory character, was developed, applying for the purpose of experimental data, methodological strategies that involve bibliographic research,documental and fiel research, with the application of questionnaries and realizaton of semi-structured interviws. The research universe was constitued by teenagers and youths residing in the municipality and were insterted in the labor Market as apprentices. The theme research, becuse it involves aspects of social character politic, economic, cultural and ethical, sought to respect the history, the conjucture moment, the conflicts and the contradictions in which the object of investigation has entered. It was found that the learning law, which regulates a teaching process for the work has not ensured in the inclusions definitive in Brazilian youth in the productive market. Among inclusions and exclusions and in a assistentialist way, he beckons the young man to work in functions subordinated and periphed.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná-
Descrição: dc.descriptionCom as alterações promovidas no mundo do trabalho pela adoção do regime de produção flexível, novas precarizações e um novo envolvimento do trabalho vivo na produção capitalista foram estabelecidos. Neste contexto, e devido à pouca idade e falta de experiência profissional, aliadas às dificuldades adicionais para encontrar trabalho e nele se manterem, à adolescência e juventude trabalhadora brasileira tem restado, muitas vezes, apenas o ingresso temporário no mercado de trabalho na condição de trabalhadores aprendizes. Buscando aprofundar e melhor caracterizar essa nova condição, numa abordagem interdisciplinar, busca-se compreender em que medida a realização do curso de aprendizagem técnico-profissional e a inserção no mercado de trabalho como aprendiz contribuem, após o término de contrato de aprendizagem, com o desenvolvimento profissional do jovem trabalhador. A partir desta delimitação, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter explicativo, aplicando-se, para a obtenção dos dados empíricos, estratégias metodológicas que envolveram pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. O universo da pesquisa foi constituído por adolescentes e jovens residentes no município de Araucária que realizaram curso de aprendizagem e se inseriram no mercado de trabalho como aprendizes. A temática pesquisada, por envolver aspectos de caráter social, político, econômico, cultural e ético, entre outros, procurou respeitar a historicidade, o momento conjuntural, os conflitos e as contradições em que o objeto de investigação se inseriu. Constatou-se que a Lei da Aprendizagem, que regulamenta um processo de ensino para o trabalho, não tem garantido a inclusão definitiva na juventude brasileira no mercado produtivo. Entre inclusões e exclusões e de forma assistencialista, acena ao jovem para trabalhos em funções subordinadas e periféricas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMercado do trabalho - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectMenores aprendizes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico - Conhecimentos e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Relações profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectJovens - Emprego-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectApprentices-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education - Knowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeenagers - Professional relationships-
Palavras-chave: dc.subjectYouth - Employment-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional practice-
Palavras-chave: dc.subjectWork environment-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleLei da aprendizagem: da naturalização à regulamentação de inserções precárias de jovens e adolescentes no mercado de trabalho-
Título: dc.titleLaw of learning: from naturalization to regulation of precarious insertions of young people and adolescents in the labor market-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.