A utilização do aquário como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar no ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.creatorRocha, Danilo Luiz da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674191-
Descrição: dc.descriptionThe country's education suffers many doubts and is visible the need for changes in the teaching learning process. Interdisciplinary practice lessons can be an alternative to significant improvements in this process. The aquarium in school is an excellent educational tool, since it can provide the introduction of complex issues through simple activities, in addition, the aquarium can be used to develop the scientific knowledge. The areas covered by this study were mathematics, physics, chemistry, biology and environmental education. For each discipline was prepared simple activities that can be developed by teachers, providing interdisciplinary practice and thus greater assimilation of content by students. The activities were conducted in the Municipal Primary School Thereza Colette Ometto , located in the municipality of Araras, São Paulo. Participated in the project students enrolled in 5th and 6th grade of EJA in 2013. This work of completion presented a set of interdisciplinary practical activities in science teaching conducted by deploying an aquarium in a school environment. A survey was also conducted to examine students' views before and after the development of activities related to science classes and about using an aquarium as a teaching tool. The results showed satisfactory due to the large involvement of students in performing activities as the answers provided in the questionnaires.-
Descrição: dc.descriptionA educação no país sofre diversos questionamentos e é visível a necessidade de mudanças no processo de ensino aprendizagem. As aulas práticas interdisciplinares podem ser uma alternativa para melhorias significantes neste processo. O aquário no ambiente escolar é uma excelente ferramenta pedagógica, pois pode proporcionar a introdução de temas complexos através de atividades simples, além disso, o aquário pode servir para o desenvolvimento do conhecimento científico. As áreas de abrangência do presente trabalho foram à matemática, a física, a química, a educação ambiental e a biologia. Para cada disciplina foi elaborado atividades simples que podem ser desenvolvidas por professores, proporcionando a prática interdisciplinar e assim uma maior assimilação do conteúdo por parte dos alunos. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Thereza Colette Ometto, localizada no município de Araras, São Paulo. Participaram do projeto os alunos matriculados na 5ª e 6ª série da EJA no ano de 2013. O presente trabalho apresentou um conjunto de atividades práticas interdisciplinares no ensino de ciências realizadas com a implantação de um aquário em um ambiente escolar. Também foi realizada uma pesquisa, para analisar a visão dos alunos antes e após o desenvolvimento das atividades, referente às aulas de ciências e a respeito da utilização de um aquário como uma ferramenta de ensino. Os resultados se demonstraram satisfatórios devido ao grande envolvimento dos alunos na realização das atividades quanto às respostas apresentadas através dos questionários.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA utilização do aquário como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar no ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.