O software como ferramenta pedagógica no ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Raquel Dalla Costa da-
Autor(es): dc.contributorPereira, Edimir Andrade-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Maryelle Andrea Gobatto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14855-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674181-
Descrição: dc.descriptionThis is a description of a qualitative study, developed in a state school localized in a Southwest of Paraná, specifically in a second year of a high school class. The work is concerned to show that the software useless on the chemical high school studies enriches the known (in Brazil) process “teach-to- learn”, a lot of times needed of practical classes, in this away, we can associate the inorganic chemical and organic chemical content, worked in classroom with the experiments made through this educational program, making the understanding of applied chemical phenomena easier. The using of Iridyum chemistry lab software with practical simulations (reacting acetic acid and bicarbonate of soda, taking the percentage of acetic acid in commercial vinegar by titrimetric), was developed in a school lab, while the class teacher was working stoichiometry. The students were invited to come to school on the extra-time. The outcomes taken, shows the efficiency of communication and information technologies for make the process “teach-to-learn” easier, how much to the learning, how much to the software operating.-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo, desenvolvido num Colégio Estadual em um município do Sudoeste do Paraná, em uma turma do 2º ano do ensino médio. A aplicação do projeto teve como objetivo demonstrar que a utilização de um software na disciplina de química do ensino médio enriquece o processo de ensino-aprendizagem, muitas vezes carente de aulas práticas, podendo assim, ser associado ao conteúdo de química inorgânica e orgânica, visto em sala de aula com os experimentos feitos através deste programa educacional, podendo facilitar a compreensão dos fenômenos químicos aplicados na disciplina. A utilização do Software Iridyum Chemistry Lab, com simulação da prática (reação entre ácido acético e bicarbonato de sódio determinando a porcentagem de ácido acético em vinagre comercial por Titulometria), foi desenvolvida no laboratório da escola, cujo conteúdo de estequiometria estava sendo desenvolvida pelo professor da turma. Os alunos foram convidados a participar da atividade em contraturno. Os resultados observados mostraram a eficiência do uso das tecnologias de comunicação e de informação como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem, tanto no que se refere aos conhecimentos adquiridos, quanto à operacionalização do software.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleO software como ferramenta pedagógica no ensino de química-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.