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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Brito, Robison Cris | - |
Autor(es): dc.contributor | Brito, Robison Cris | - |
Autor(es): dc.contributor | Favarim, Fábio | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliva, Jefferson Tales | - |
Autor(es): dc.creator | Lorencena, Mainara Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:23:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:23:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25939 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674171 | - |
Descrição: dc.description | To use Unmanned Aerial Vehicles in precision agriculture is a very common and efficient practice, however,the vast majority of applications make use of Fixed-Wing AerialVehicles due to their autonomy that is several times higher thanthat of the Rotating-Wing Aerial Vehicles type. Meanwhile, as itsautonomy increases, so does its cost, and with the price of a singlefixed-wing vehicle it is possible to purchase a swarm of severalrotary-wing vehicles. The presente study presents a theoreticaland practical comparison to identify the most favorable scenariosfor the use of Fixed-Wing and Rotating-Wing type air vehicles,making a qualitative comparison with data obtained from thevehicles Datasheet and a quantitative comparison, divided intotwo moments: with theoretical data calculated based on dataretrieved from Datasheets, and with real data obtained fromflights. At the end of the work, it is concluded that for linearflights, for example the monitoring of roads or frontiers, the su-periority is held by fixed-wing vehicles. As for flights monitoringtwo-dimensional areas, where precision agriculture is commonlyapplied, the superiority is that of rotating-wings, which are ableto do the same work in a lesser time than fixed-wings, with theadvantages of having lower cost and greater flight dynamic, giventheir maneuverability, in addition to being easily applied on theautonomous flights, since the operations of takeoff and landingdo not need the human interaction, since they happen vertically. | - |
Descrição: dc.description | A utilização de veículos aéreos não tripulados na agricultura de precisão é uma prática muito comum e eficiente, no entanto, a grande maioria das aplicações utiliza veículos de asa fixa devido à sua autonomia ser várias vezes superior em relação aos veículos aéreos de asa rotativa. Enquanto isso, aumentando a autonomia, aumenta também o custo, e com o preço de um único veículo aéreo de asa fixa, é possível comprar vários veículos de asa rotativa. Este estudo apresenta uma abordagem teórica de comparação prática para identificar os cenários mais favoráveis para a utilização de veículos aéreos do tipo asa fixa e asa rotativa, fazendo uma comparação qualitativa com os dados obtidos do Datasheet dos veículos e uma comparação quantitativa, dividida em dois momentos: com dados teóricos calculados com base em dados recuperados das folhas de dados e com dados reais obtidos de vôos. Ao final do trabalho, conclui-se que, para voos lineares, por exemplo, quanto ao monitoramento de estradas ou fronteiras, a superioridade é mantida por veículos de asa fixa. Quanto ao monitoramento de voos sobre áreas bidimensionais, onde a agricultura de precisão é comumente aplicada, a superioridade é a das asas rotativas, capazes de fazer o mesmo trabalho em menor tempo que as asas fixas, com vantagens de ter menor custo e maior dinâmica de vôo, dada a manobrabilidade, além de serem facilmente aplicados nos vôos autônomos, em que, desde as operações de decolagem até o pouso não precisam da interação humana, pois ocorrem verticalmente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia Java | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robôs móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura de precisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Predator (Drone) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drone aircraft | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital mapping | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile robots | - |
Palavras-chave: dc.subject | Precision farming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Predator (Drone aircraft) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | A comparative approach on the use of unmanned aerial vehicles kind of fixed-wing and rotative wing applied to the precision agriculture scenario | - |
Título: dc.title | Uma abordagem comparativa sobre o uso de veículos aéreos não tripulados dos tipos asa fixa e asa rotativa aplicada ao cenário de agricultura de precisão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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