Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPazello, Elizabeth-
Autor(es): dc.contributorPazello, Elizabeth-
Autor(es): dc.contributorPolchlopek, Silvana Ayub-
Autor(es): dc.contributorLindstron, Jacqueline Andreucci-
Autor(es): dc.creatorQuisen, Julia Basso Caetano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674136-
Descrição: dc.descriptionThis research analyses the main difficulties in communicating orally shown by the students of the first periods of the Licenciatura em Letras Português-Inglês course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) at campus Curitiba, from the students’ perspective of their experience related to the English language. A bibliographic research of the foreign language teaching in Brazil with emphasis on the English language and its main teaching methods and strategies was made, focusing on oral communication. The research has as its main theoretical and conceptual basis the ideas of BROWN (2007), RICHARDS & RODGERS (1998) and LARSEN-FREEMAN (2000) about the history and main aspects of global teaching of the English language, and of GIL (2008), GÜNTHER (2003) and DÖRNYEI (2003) about the elaboration, application and data analysis of a questionnaire. The main objective of this research was to provide relevant data about the development of the oral communication skills of the students to the Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM-UTFPR), and also offer a view of the current situation of the learning of the English language and its relation to the methods and strategies used in the course, from the critical perspective of the students.-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa as principais dificuldades em comunicação oral apresentadas pelos alunos dos períodos iniciais do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Curitiba, sob a perspectiva dos alunos acerca de suas experiências relacionadas à língua inglesa. Foi realizada uma revisão bibliográfica do ensino de língua estrangeira no Brasil com ênfase na língua inglesa e das principais metodologias e estratégias de ensino que têm foco na comunicação e expressão oral da língua inglesa. A pesquisa tem como principal base conceitual teórica as ideias de BROWN (2007), RICHARDS & RODGERS (1998) e LARSEN-FREEMAN (2000) a respeito da historicidade e principais aspectos do ensino global de língua inglesa, e de GIL (2008), GÜNTHER (2003) e DÖRNYEI (2003) sobre a elaboração, aplicação e análise de dados por meio de questionário. O objetivo principal dessa pesquisa foi prover dados relevantes acerca do desenvolvimento da habilidade de comunicação oral dos alunos ao Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM-UTFPR), e também oferecer um parâmetro da situação corrente da aprendizagem de língua inglesa em sua relação com as metodologias e estratégias metodológicas utilizadas, sob a visão crítica dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras Português/Inglês-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação oral-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição da segunda língua-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers-
Palavras-chave: dc.subjectOral communication-
Palavras-chave: dc.subjectSecond language acquisition-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleDificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura-
Título: dc.titleDifficulties in oral communication in English language: an analysis in initial periods of a double degree course-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.