O professor como pesquisador e a adaptação de teorias pedagógicas ao cotidiano escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorGiona, Renata Mello-
Autor(es): dc.contributorMeira, Ana Caroline Reis-
Autor(es): dc.creatorPreta, Thaisa Soares Cata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25653-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674133-
Descrição: dc.descriptionPedagogical theories are a necessary tool for the continuous improvement of teaching, according to social, environment and technological changes. However, these tools are not used or practiced with all the efficiency that they can have due to failure in the initial formation of teachers, lack of equipment and structure in schools and absence of governmental incentive. In this perspective, it’s necessary to observe the registered and published researches, mainly by teachers, but by all that have their focus research in basic teaching too, observe how the practice is going, which theories are different from traditional teaching and are been used in most, and the strategies for the adaption to difficulties on daily national education. So, this work has the goal of listing some of nontraditional and most often found education theories in the published works. Besides, this work aims to make a research in free access platforms to observe how is going and the results of the union between practice and theory that population can have access. Were selected papers that have basic teaching as focus and mainly with a vision of the teacher that works in the reality of public education, therefore, we value papers with basic school teacher as authors, considering that in Brazil the research is centralized in academic environment. Finally, it was observed that effort of research for the improvement teaching with a reality vision is in a slowly process, the incentive is rare and the teacher formation to go beyond traditional school and constantly improve their practice through research, is ineffective.-
Descrição: dc.descriptionTeorias pedagógicas são ferramentas necessárias para a melhoria contínua do ensino seguindo as mudanças sociais, ambientais e tecnológicas. Porém, nem sempre elas são utilizadas ou praticadas com eficiência devido a falhas na formação de professores, escassez de equipamentos e estrutura nas instituições, falta de incentivo governamental, etc. Nessa perspectiva, é necessário observar os trabalhos registrados e publicados, principalmente por professores, mas também aqueles que tem como foco o ensino básico e observar como andam as atividades práticas, quais as teorias que se desviam do ensino tradicional mais utilizada e as estratégias de adaptação aos entraves do cotidiano da educação nacional. Assim, este trabalho teve objetivo de listar algumas das teorias que destoam das tradicionais e mais frequentemente encontradas em trabalhos publicados. Além disso, fazer uma pesquisa em plataformas de livre acesso para observar o andamento e os resultados da união entre teoria e prática na educação atual que a população pode ter acesso. Foram selecionados artigos que tinham como foco o ensino básico e principalmente na visão do professor inserido nessa realidade, portanto, valorizou ­se principalmente os trabalhos que tinham o professor do ensino básico como autor, já que no Brasil grande parte da pesquisa é centralizada em ambientes acadêmicos. Por fim, observou­ se que o trabalho em ter a pesquisa de melhoria de ensino inserido em sua realidade permanece caminhando lentamente, o incentivo é raro e o preparo de professores para ir além do ensino tradicional e aprimorar constantemente a prática principalmente por meio da pesquisa, é ineficaz.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectResearch - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleO professor como pesquisador e a adaptação de teorias pedagógicas ao cotidiano escolar-
Título: dc.titleTeachers as researchers and the adaptation of pedagogical theories to the daily teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.