Aprendizagem significativa de Ausubel: uma visão a partir da entrevista com professores de química do ensino médio em escolas públicas do município de Apucarana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRivelini, Angelica Cristina-
Autor(es): dc.contributorRivelini, Angelica Cristina-
Autor(es): dc.contributorBaron, Alessandra Machado-
Autor(es): dc.contributorTonin, Lilian Tatiani Dusman-
Autor(es): dc.creatorLombarde, Washington-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5506-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674121-
Descrição: dc.descriptionSignificant learning refers to the motivation of the student and to the fact that what the student already knows, that is, your prior knowledge, be isolated factor that most influences the subsequent learning. It can also be promoted by the use of conceptual maps, as they are considered hierarchical diagrams that seek to reflect the conceptual organization of a discipline, being used as a tool for organizing and representing knowledge. Based on that context this paper presents results of an investigation carried out with chemistry teachers of basic education of the city of Apucarana, Paraná, with a goal from interviews analyzing the relationship that they establish with Ausubel theories and Novak. 15 semi-structured interviews were analyzed following the methodology of speech analysis. The analysis showed that the teachers knew little about, whether to rethink the process of formation of future teachers in our country.-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem significativa refere-se à motivação do estudante e ao fato de que aquilo que o aluno já sabe, isto é, seu conhecimento prévio, ser o fator isolado que mais influência a aprendizagem subsequente. Podendo também ser promovida pelos usos de mapas conceituais, pois são considerados diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina, sendo usado como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. Baseado nesse contexto o presente trabalho apresenta resultados de uma investigação realizada com professores de química da educação básica do municipio de Apucarana, Paraná, com o objetivo a partir de entrevistas analisar a relação que estes estabelecem com as teorias de Ausubel e Novak. Foram analisadas 15 entrevistas semiestruturadas seguindo a metodologia de Análise do Discurso. As análises mostraram que os professores pouco conheciam a respeito, devido a isso se deve repensar o processo formativo dos futuros docentes em nosso país.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherApucarana-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleAprendizagem significativa de Ausubel: uma visão a partir da entrevista com professores de química do ensino médio em escolas públicas do município de Apucarana-
Título: dc.titleSignificant Ausubel learning: a vision from the interview with high school chemistry teachers in public schools in the city of Apucarana-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.