Mediar leituras: o desafio de formar leitores em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorMansano Neto, João-
Autor(es): dc.creatorRamos, Maria Eviane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674079-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo pesquisar a leitura em sala de aula e a literatura como disciplina. Foram entrevistados alunos e professores do ensino médio. A partir das considerações deles e embasados na pesquisa de William Roberto Cereja nos foi possível levantar alguns tópicos sobre o tema. A leitura ocupa espaço, não só no ensino de língua portuguesa, mas em todas as outras disciplinas, e é, também, instrumento de socialização. Por meio da leitura crítica, não somente do texto escrito, mas de todo discurso presente também em imagens, o indivíduo é capaz de compreender melhor as mensagens e o intuito delas transformando-se, de um reprodutor de um discurso dominante, em um produtor dos seus próprios discursos, contudo, na sala de aula nem sempre é possível estimular e formar um leitor crítico, pois a dinâmica e o currículo nem sempre dialogam e convergem a essa formação. Mediar leituras é de suma importância e um desafio transdisciplinar na atualidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores - Reação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectCereja, William Roberto-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectReading - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReader-response criticism-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleMediar leituras: o desafio de formar leitores em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.