Um problema de roteirização de veículos para uma empresa de transportes utilizando um algoritmo genético

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Bruno Samways dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Rafael Henrique Palma-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marco Antonio-
Autor(es): dc.contributorSantos, Bruno Samways dos-
Autor(es): dc.creatorBastos, Marvin Portello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12284-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674059-
Descrição: dc.descriptionThe present work has the objective of improving the process of vehicle routing for the distribution of cargo destined to clients of a logistics consulting enterprise, a problem known in the literature as the Capacitated Vehicle Routing Problem (CVRP). For this purpose, a genetic algorithm has been programmed in Visual Basic for Applications (VBA) programming language, through software Microsoft Excel®. The tests have been done using three types of operators for the algorithm, comparing the results in relation to the computational time and the efficiency of the routing solutions as a function of the total distance traveled. The comparisons have been made using instances extracted from a real-world problem of a transport company. At the end, the results are shown, where it was verified that the best performances were obtained by the OX1 crossover operator and the method called MIX (hybrid crossover of OX1 and PMX), while PMX showed inefficiency for most cases.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo a melhoria no processo de roteirização de veículos para a distribuição de cargas destinadas a clientes de uma empresa de consultoria no ramo logístico, um problema conhecido na literatura de forma geral como o Problema de Roteamento de Veículos Capacitados (Capacitated Vehicle Routing Problem - CVRP). Para isso, foi utilizado um algoritmo genético programado a partir da linguagem Visual Basic for Applications (VBA), dentro do software Microsoft Excel®. Os testes foram feitos utilizando três tipos de operadores para o algoritmo, comparando os resultados em questão de tempo computacional e da eficiência das soluções da roteirização em função da distância total percorrida. As comparações foram realizadas a partir de instâncias extraídas de problemas reais de uma empresa de transportes. Ao final os resultados obtidos são mostrados, onde verificou-se que os melhores desempenhos foram obtidos pelos operadores de cruzamento OX1, e o método denominado MIX (crossover híbrido de OX1 e PMX), enquanto que o PMX mostrou ineficiência para maioria dos casos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos genéticos-
Palavras-chave: dc.subjectCaminhões - Rotas-
Palavras-chave: dc.subjectHeurística-
Palavras-chave: dc.subjectGenetic algorithms-
Palavras-chave: dc.subjectTruck - Routes-
Palavras-chave: dc.subjectHeuristic-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleUm problema de roteirização de veículos para uma empresa de transportes utilizando um algoritmo genético-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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