Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Luciani, Nádia Moroz | - |
Autor(es): dc.contributor | Luciani, Nádia Moroz | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffler, Ismael | - |
Autor(es): dc.contributor | Botter, Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Beatris Batistão de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:23:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:23:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17191 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674057 | - |
Descrição: dc.description | The present work is focused on architecture and scenic lighting in the urban context. In order to do so, it must present the concepts of Cultural and Architectural Patrimony, as well as its forms of preservation, followed by a research on scenic lighting, its concept, specific typologies and different forms of application in architecture. The work is shedding light on the idea of enlightenment as an instrument for valuing and preserving heritage. The main methodology used for the research was bibliographical, but it was also performed through a data and specialized data search for the practice of an analysis session. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho pretende estabelecer uma relação entre arquitetura tombada e iluminação cênica no contexto urbano. Para tanto, deverá apresentar os conceitos de Patrimônio Cultural e Patrimônio Arquitetônico Tombado, bem como suas formas de preservação, juntamente com a pesquisa acerca da iluminação cênica, seu conceito, tipologias específicas e diferentes formas de aplicação na arquitetura. O objetivo do trabalho é alcançar o entendimento da interferência da iluminação sobre a Arquitetura Tombada e sua possível contribuição como instrumento de valorização e preservação do patrimônio. A principal metodologia utilizada para a pesquisa foi bibliográfica, mas também foi realizado um levantamento de dados por meio de uma pesquisa a acervos fotográficos e de periódicos especializados para comprovar de forma prática a hipótese apresentada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Cenografia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação de cena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fachadas (Arquitetura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural property | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stage lighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historic preservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facades | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA | - |
Título: dc.title | Iluminação cênica em fachadas de edificações de interesse de preservação | - |
Título: dc.title | Stage lighting in facades of preservation interest buildings | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: