Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Filietaz, Marta Rejane Proença | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Luciano José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:23:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:23:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24315 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673998 | - |
Descrição: dc.description | The understanding of technologies in the face of the teaching and learning process has been improved over the decades and presents itself as a potential theme to be explored and understood. In this context, the digital podcast genre unleashes a series of concepts directly applicable in the school environment. Among the different existing digital technologies, there is the podcast, which has been popularizing and gaining relative space in the educational environment, as shown by the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), in order to cover not only the function of its pedagogical potential under their educational practices, but also through pedagogical perspectives that result in the reflective form of learning concepts. In pandemic times that the world is going through in 2020, the podcast becomes an important resource in the face of problematizing the absence of face-to-face classes. This resource provides students with a way to understand pedagogical content, dynamically, with easy access and equivalent understanding as to its use, after all, this digital genre provides expansion and propagation of what could only be seen in a classroom before. The methodological dimensions of this research are characterized as descriptive, with an interpretive basis, of bibliographic nature. As for the approach, it is a qualitative research, defined by Brasileiro (2013), which proposes to interpret the phenomena and bring to light meanings resulting from the research. Thus, this work aims to analyze the potential of the podcast as a digital genre, facing the needs of students in school and extra-school situations, in a way that emphasizes the role of pedagogical action in the face of the language to be positioned and argued and the beneficial use technologies, só that education and the search for knowledge are made available to students and, thus, there is an overcoming of teachers in teaching and students in learning. | - |
Descrição: dc.description | A compreensão das tecnologias diante do processo de ensino e aprendizagem vem sendo aprimorada ao longo das décadas e se apresenta como um tema em potencial a ser explorado e compreendido. Neste contexto, o gênero digital podcast desencadeia uma série de conceitos aplicáveis diretamente no âmbito escolar. Dentre as diferentes tecnologias digitais existentes, há o podcast, que vem se popularizando e obtendo relativo espaço no ambiente educacional, conforme traz a própria Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), de forma a abranger não apenas a função de seu potencial pedagógico sob suas práticas educativas, mas também, através das perspectivas pedagógicas que resultem na forma reflexiva dos conceitos de aprendizagem. Em tempos pandêmicos que o mundo atravessa em 2020, o podcast se torna um recurso importante frente a problematização da ausência de aulas presenciais. Este recurso proporciona aos educandos uma forma de compreender conteúdos pedagógicos, de forma dinâmica, com fácil acesso e de compreensão equivalente quanto ao seu uso, afinal, este gênero digital, proporciona ampliação e propagação do que antes só poderia ser visto em uma sala de aula. As dimensões metodológicas desta pesquisa estão caracterizadas como descritiva, com base interpretativa, de cunho bibliográfico. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, definida por Brasileiro (2013), que se propõe a interpretar os fenômenos e trazer a lume significados decorres da pesquisa. Com isso, este trabalho visa analisar as potencialidades do podcast como um gênero digital, frente às necessidades dos alunos em situações escolares e extraescolares, de forma que ressalte a função de ação pedagógica diante da linguagem a que se deve posicionar e argumentar e o uso benéfico das tecnologias, para que a educação e a busca pelo conhecimento sejam oportunizadas aos alunos e, desta maneira, haja superação dos docentes em ensinar e dos educandos em aprender. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimedia communications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicações multimídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Podcast: potencialidades de um gênero digital em contextos escolares | - |
Título: dc.title | Podcast: potentialities of a digital genre in school contexts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: