Artigo de opinião: ensinar a produção textual por meio de sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Paulo Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673964-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta enquanto tema uma proposta de ensino do gênero textual artigo de opinião por meio de sequência didática. Sobre tal assunto o problema de pesquisa é: como ensinar a produção escrita por meio do gênero artigo de opinião e da sequência didática? Elegeu-se como objetivo geral problematizar a sequência didática por meio do gênero textual artigo de opinião. A fim de resolver tal meta, os seguintes objetivos específicos foram elaborar uma sequência didática para ensinar a produção escrita e possibilitar o percurso de revisão e reescrita de um artigo de opinião. A justificativa para o trabalho fundamenta-se no fato de acreditar que o gênero artigo de opinião é capaz de atender às necessidades dos alunos em situações escolares ou extraescolares habituais, nas quais eles se defrontam com uma situação de ação de linguagem em que devem se posicionar e argumentar, diante de um determinado tema. Levamos em consideração as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004). A metodologia empregada para realização destes objetivos é propor um percurso de revisão e reescrita do texto opinativo. Os principais resultados apontam a relevância em ensinar a produção de texto na escola visando à busca de novos caminhos para o aprender.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Gênero-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e cultura-
Palavras-chave: dc.subjectTexts - Gender-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectWriting - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and culture-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleArtigo de opinião: ensinar a produção textual por meio de sequência didática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.