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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Paulo Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:23:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:23:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25201 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673964 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta enquanto tema uma proposta de ensino do gênero textual artigo de opinião por meio de sequência didática. Sobre tal assunto o problema de pesquisa é: como ensinar a produção escrita por meio do gênero artigo de opinião e da sequência didática? Elegeu-se como objetivo geral problematizar a sequência didática por meio do gênero textual artigo de opinião. A fim de resolver tal meta, os seguintes objetivos específicos foram elaborar uma sequência didática para ensinar a produção escrita e possibilitar o percurso de revisão e reescrita de um artigo de opinião. A justificativa para o trabalho fundamenta-se no fato de acreditar que o gênero artigo de opinião é capaz de atender às necessidades dos alunos em situações escolares ou extraescolares habituais, nas quais eles se defrontam com uma situação de ação de linguagem em que devem se posicionar e argumentar, diante de um determinado tema. Levamos em consideração as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004). A metodologia empregada para realização destes objetivos é propor um percurso de revisão e reescrita do texto opinativo. Os principais resultados apontam a relevância em ensinar a produção de texto na escola visando à busca de novos caminhos para o aprender. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Artigo de opinião: ensinar a produção textual por meio de sequência didática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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