Situações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciana Schreiner de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciana Schreiner-
Autor(es): dc.contributorBanin, Edna Sakon-
Autor(es): dc.contributorPanossian, Maria Lucia-
Autor(es): dc.contributorEstephan, Violeta Maria-
Autor(es): dc.creatorCruz, Isabella Shiraiwa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23704-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673951-
Descrição: dc.descriptionThe present work was developed in a public educational institution, downtown Curitiba – PR, with students from the 3rd year of high school. In order to propose teaching situations that would help the understanding of geometry-related contents, through the use of manipulable materials and exploring visualization by the students. Manipulable materials were used só that, from the manipulations, the students understood the area formulas of geometric figures, calculated the prism volumes and presented a proposal for a new prism with a determined volume. For this, the action research was used as methodology, which aims to improve the work developed. In order to relate visualization and mathematical content, we adapt existing teaching situations, present a didactic sequence that enables the use of manipulable materials in the last year of high school.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho foi desenvolvido em uma instituição pública de ensino, do centro de Curitiba – PR, com estudantes do 3° ano do ensino médio. Com o objetivo de propor situações de ensino que auxiliassem a compreensão de conteúdos relacionados à geometria, por meio da utilização de materiais manipuláveis e explorando visualização por parte dos estudantes. Utilizou-se materiais manipuláveis, a fim de que, a partir das manipulações os estudantes compreendessem as fórmulas de área de figuras geométricas, calculassem os volumes de prismas e apresentassem uma proposta de um novo prisma com um volume determinado. Para isso foi utilizado como metodologia a pesquisa-ação, que tem como finalidade aprimorar os trabalhos desenvolvidos. Com o intuito de relacionar visualização e conteúdo matemático, realizamos adaptações de situações de ensino já existentes, apresentamos uma sequência didática que possibilita a utilização de materiais manipuláveis no último ano do ensino médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducations - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA-
Título: dc.titleSituações de ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis para o 3° ano do ensino médio-
Título: dc.titleGeometry teaching situations using manipulated materials for 3° ano of high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.