Tecnologia e cultura nos quadrinhos independentes brasileiros

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Autor(es): dc.contributorQueluz, Marilda Lopes Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236-
Autor(es): dc.contributorQueluz, Gilson Leandro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciano Henrique Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorRamos, Paulo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorQueluz, Marilda Lopes Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorPaz, Liber Eugenio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673950-
Descrição: dc.descriptionThis study seeks to reflect on the meanings, senses, tensions and contradictions related to the term “independent” and its counterpart, the term “mainstream”, connected to the process of development of comics as a cultural formation. These reflections are guided by Raymond William’s set of ideas, especially the concepts of technology, hegemony and alternative, oppositional, residual, and emerging cultures. We structured the work in five moments. First, we approach comics as a cultural form and observe the relations between culture and technology in its process of formation. Next, we observe particularities of this process within the Brazilian context. In a third moment, we present Williams’ concepts on alternative cultures and anticipate the part devoted to the intense cultural manifestations of the 1960s and their unfolding. Finally, we attempt to give an overview of the scenario of changes that develops from the 1980s, emphasizing the comics published in Brazil. From the observation of the emergence and consolidation of events such as the HQ Mix Trophy and the comics fairs and biennials related to new publication and distribution processes, we sought to analyze the works and profiles of four contemporary comic authors and to better understand the meanings of terms such as "independent", "authorial", "commercial", "mainstream", "alternative" and others, commonly used in various comic book practices. Among the results obtained, we noticed that: many contemporary "independent" productions present thematic, stylistic and material characteristics practically indistinguishable from "mainstream" productions; some "mainstream" productions incorporate themes and proposals of cultures that are alternatives to hegemony; the use of the term “independent” often covers the unfavorable conditions of production and livelihood of several professionals; rigorously considering the opposing cultures as a set of actions of a revolutionary dimension, it is difficult to find works that effectively meet this condition.-
Descrição: dc.descriptionEsse estudo busca realizar reflexões sobre os significados, sentidos, tensões e contradições relacionados ao termo “independente” e sua contraparte, o termo “mainstream”, ligados ao processo de desenvolvimento das histórias em quadrinhos enquanto formação cultural. Essas reflexões são orientadas pelo conjunto de ideias de Raymond Williams, especialmente os conceitos de tecnologia, hegemonia e culturas alternativas, opositoras, residuais e emergentes. O trabalho está estruturado em cinco momentos. Primeiro as histórias em quadrinhos são abordadas como forma cultural e observamos as relações entre cultura e tecnologia no seu processo de formação. A seguir observamos particularidades desse processo dentro do contexto brasileiro. O terceiro momento apresenta os conceitos de Williams sobre culturas alternativas e antecipa a parte voltada para as intensas manifestações culturais da década de 1960 e seus desdobramentos. Finalmente, busca-se traçar uma visão geral do cenário de mudanças que se desenvolve a partir da década de 1980, enfatizando as histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. A partir da observação do surgimento e consolidação de eventos como o Troféu HQ Mix e as feiras e bienais de quadrinhos, relacionados a novos processos de publicação e distribuição, buscamos analisar as obras e perfis de quatro autores contemporâneos de quadrinhos e compreender melhor os significados de termos como “independente”, “autoral”, “comercial”, “mainstream”, “alternativo” e outros, de uso comum nas diversas práticas das histórias em quadrinhos. Entre os resultados obtidos, notamos que: muitas das produções “independentes” contemporâneas apresentam características temáticas, estilísticas e materiais praticamente indistinguíveis das produções “mainstream”; algumas produções “mainstream” incorporam temas e propostas de culturas alternativas à hegemonia; o uso termo “independente” muitas vezes encobre as condições desfavoráveis de produção e sustento de diversos profissionais; considerando rigorosamente as culturas opositoras como um conjunto de ações de dimensão revolucionária, é difícil encontrar obras que efetivamente atendam a essa condição.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectWilliams, Raymond, 1921-1988 - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - Brasil - Séc. XXI-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa alternativa-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos - História - Séc. XXI-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc.-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectPopular culture-
Palavras-chave: dc.subjectWilliams, Raymond, 1921-1988 - Criticism and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectCulture - Brasil - 21th century-
Palavras-chave: dc.subjectUnderground press-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc - History - 21th century-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleTecnologia e cultura nos quadrinhos independentes brasileiros-
Título: dc.titleTechnology and culture in brazilian independent comics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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