A língua na escola: representações discentes sobre a linguagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Márcia Andréa dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Márcia Andréa dos-
Autor(es): dc.contributorTeis, Denize Terezinha-
Autor(es): dc.contributorLima, Anselmo Pereira de-
Autor(es): dc.creatorClein, Paola Talite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14764-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673898-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents as an objective to analyze the linguistic-ideological representations about Portuguese classes, of students in 9th grade of a public school in the southwestern state of Paraná. The composition of the corpus is based on discussions in class, a research-action experience. The inclusion in the research context took place in a Portuguese class and popular literature text study. Some guiding questions served as initial exploration of context with the aid of a study of the poetic text Aos poetas clássicos of Patativa do Assaré. The theoretical framework presents concepts about language, variation, prejudice and some analytical categories of Discourse analysis, as discursive formations, paraphrase, polysemy, ideology, subject, speech, among others. The results show, in general, a prejudice that is still present in school in relation to the less prestigious variants of Portuguese. It is important to highlight that the normative teaching of the language, that still occur, may explain the ideological language construction as a single manifestation that does not accept variation and spread the concept of right and wrong, a teaching that tries to unify the spoken and written language as a single thing, a standard procedure.-
Descrição: dc.descriptionEste texto apresenta como objetivo analisar as representações linguístico-ideológicas sobre as aulas de português, de alunos do 9º ano de uma escola pública do sudoeste do estado do Paraná. A composição do corpus é baseada em discussões realizadas em aula, numa experiência de pesquisa-ação. A inserção no contexto de pesquisa deu-se em uma aula de português e estudo de texto de literatura popular. Algumas questões norteadoras serviram como exploração inicial do contexto com o auxílio de um estudo do texto poético Aos poetas clássicos do poeta Patativa do Assaré. A fundamentação teórica apresenta conceitos sobre língua/linguagem, variação, preconceito e algumas categorias analíticas da Análise do discurso, como formações discursivas, paráfrase, polissemia, ideologia, sujeito, discurso, dentre outras. Os resultados mostram de modo geral um preconceito ainda existente na escola em relação às variantes da língua portuguesa menos prestigiadas. É importante ressaltar que o ensino normativista da língua, ainda presente, pode explicar a construção ideológica da língua como uma manifestação única que não aceita variação e que dissipa a concepção de certo e errado, um ensino que prima por tentar unificar a língua falada e escrita como uma só, uma norma padrão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise linguística-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA língua na escola: representações discentes sobre a linguagem-
Título: dc.titleThe language in school: students’ representations about language-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.