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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbeta, Claudia de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Storto, Letícia Jovelina | - |
Autor(es): dc.creator | Rodriguez, Eglaucimara Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20170 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673895 | - |
Descrição: dc.description | This study investigates the perceptions of teachers about the assistance provided to students with special educational needs at a state educational institution in Londrina that exclusively offers the modality of Youth and Adult Education - EJA. The study also aims to analyze the profile of the faculty, to establish relationship between training and teacher’s pedagogical practice, identifying the difficulties and challenges of education professionals, listing the main sources of advice and / or support highlighted by educators to support professional performance and, finally, verify the understanding of teachers' planning and assessment. For this, we applied an instrument to collect data on 24 participants whose questions were about school inclusion in EJA. The type of research used was descriptive bibliographic and field with quantitative and qualitative analysis. The results showed that most teachers did not receive specific training to meet pupils with special educational needs. These professionals reported that they are dissatisfied with the developed work, highlighting the lack of training and capaciting programs as the main caus. According to these educators, inclusion should fully happen as provided by law. Data also showed that, in seeking help and support for professional practice, teachers usually rely on colleagues with specific training and the school teaching staff. Several points highlighted as barriers for effective school inclusion are related to questions present in any heterogeneous class and not specifically with students with special educational needs. Thus, it is believed that the inclusion in the school environment can be a reality and that the teacher is a key element in the consolidation of this process. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho procura investigar as percepções de professores sobre o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais em uma instituição estadual de ensino de Londrina que oferta exclusivamente a modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. O estudo propõe, também, analisar o perfil dos docentes; estabelecer relação entre a formação e a prática pedagógica dos professores; identificar as dificuldades e os desafios dos profissionais da educação; elencar as principais fontes de consulta e/ou de respaldo, destacadas pelos educadores, para embasar a atuação profissional e, por fim, verificar o entendimento dos professores acerca do planejamento e da avaliação. Para isso, foi aplicado um instrumento de coleta de dados a 24 participantes, cujos questionamentos versaram sobre a inclusão escolar na EJA. O tipo de pesquisa utilizada foi a descritiva bibliográfica e de campo, com análise quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que a maior parte dos professores não recebeu formação específica para atender a alunos com necessidades educacionais especiais. Esses profissionais relataram que se encontram insatisfeitos com o trabalho desenvolvido, destacando como principal causa a falta de formação e de capacitação. Na visão desses educadores, a inclusão precisa acontecer de forma plena e conforme o previsto em lei. Os dados mostraram ainda que, na busca por auxílio e respaldo para a prática profissional, os professores normalmente recorrem aos colegas com formação específica presentes na escola e à equipe pedagógica. Vários pontos destacados como entraves para a efetivação da inclusão escolar dizem respeito às questões presentes em qualquer turma heterogênea e não especificamente a alunos com necessidades educacionais especiais. Assim, acredita-se que a inclusão no ambiente escolar seja realidade possível e que o professor é elemento fundamental na consolidação desse processo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A inclusão da pessoa com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos: um desafio para educadores da atualidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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