Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.contributorMansano Neto, João-
Autor(es): dc.creatorGatelli, Paula Cristina Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673860-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Os objetivos foram: i) apresentar alguns significados do termo conjunto Alfabetização e Letramento, bem como a ideia de Alfabetização na perspectiva do Letramento por meio de pesquisas das concepções teóricas que se destacam no estudo da aquisição da linguagem escrita e leitura; como prática, ii) analisar um caso específico, singular, mas representativo, de uma aluna, com o objetivo de traçar estratégias de ensino aliadas à superação das dificuldades de aprendizagem. O texto realiza não só a construção ou confirmação desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Como base teórica, a investigação apoiou-se em Soares (2001), Freire (2005) e outros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleAlfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.