Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Lucena, Patrícia Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673857 | - |
Descrição: dc.description | The environmental issue is being increasingly discussed throughout the world. Faced with the constant degradation that natural resources have been suffering, we see the need for awareness of all to preserve them. So it is important that schools work to EA from the early years implementing alternatives to sensitize both students and other employees. This research work was subject to environmental education (EA) in schools how to develop awareness of selective collection in students. Thus this study aimed to identify, through questionnaires, such as environmental education is part of the education of the students watching the attached awareness, and from that analyze and develop strategies to promote environmental education in schools focusing on selective collection. The survey was conducted in EMEF Profª Neusa Milori Freddi, municipality of Ibaté / SP with students of the 3º year of elementary school. It is noticed that there is a deficiency in education in relation to EA, since there are no programs involving the theme. Thus, a proposal for a strategy to promote these actions in schools is to start from the basics, as lectures, workshops, scavenger hunts, theaters, among other dynamic mechanisms are more relevant to start this dialogue with the students. | - |
Descrição: dc.description | A questão ambiental vem sendo cada vez mais discutida em todo o mundo. Diante da constante degradação que os recursos naturais vêm sofrendo, percebe-se a necessidade de conscientização de todos para a preservação dos mesmos. Por isso, é importante que as escolas trabalhem a EA desde os anos iniciais implementando alternativas que sensibilize tanto os alunos quanto os demais funcionários. O presente trabalho de pesquisa teve como temática a Educação Ambiental (EA) nas escolas como desenvolver a conscientização da coleta seletiva nos alunos. Dessa forma esse trabalho teve como objetivo identificar, através de questionários, como a educação ambiental está inserida no ensino dos alunos observando a conscientização aderida, e a partir deste analisar e desenvolver estratégias para promover a educação ambiental nas escolas com foco na coleta seletiva. A pesquisa foi realizada na EMEF Profª Neusa Milori Freddi, município de Ibaté/SP com alunos do 3º ano do ensino fundamental. Percebe-se que há uma deficiência no ensino em relação a EA, uma vez que não há programas envolvendo o tema. Dessa forma, uma proposta de estratégia para promover essas ações dentro das escolas é iniciar do básico, uma vez palestras, oficinas, gincanas, teatros, entre outros mecanismos dinâmicos sejam mais pertinentes para iniciar esse dialogo com os alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lixo - Eliminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Refuse and refuse disposal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pollution | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Educação ambiental nas escolas: como desenvolver a conscientização da coleta seletiva nos alunos | - |
Título: dc.title | Environmental education in schools: how to develop awareness of selective collection in students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: