Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Daniela Macedo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Daniela Macedo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevan, Daniela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Adamczuk, Samara Ernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Remede, Mariana Aurea Bortoletto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25280 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673853 | - |
Descrição: dc.description | The teaching materials are resources used in the classroom to support the teachers in order to contribute to the critical formation of the student. The textbook and curriculum notebooks constitute key resources and are often the only didactic materials available in the classroom. Knowing the great importance of didactic material in the school environment, this research intends to evaluate chapter "Circulation and Excretion" of the didactic book Investigate and know and the learning situation "Cardiovascular System - Transportation of substances by the organism" of the syllabus of the 7th grade / 8th year curriculum, which is the curriculum support material of the state of São Paulo (called the student's notebook). For the analysis of the materials, na evaluation form available in na article was used as a basis, which contained criteria based on on philosophical-educational aspects, didactic-methodological aspects and material aspects. At the end of the research, the results showed that the curriculum notebook used as the main teaching material is insufficient and does not meet the basic requirements for good school learning. In view of this fact, it is emphasized thus reinforcing the need to expand the number of textbooks given to students in public education system, so that they can be used in conjunction with the curriculum books, and thus ensure a quality education for students. | - |
Descrição: dc.description | Os materiais didáticos são recursos utilizados em sala de aula para apoio dos professores a fim de contribuir com a formação crítica do aluno, o livro didático e os cadernos do currículo constituem-se como recursos de fundamental importância, sendo muitas vezes, os únicos materiais de apoio didático disponíveis em sala de aula. Sabendo da grande importância do material didático no ambiente escolar, esta pesquisa teve o intuito de avaliar o capitulo sobre “Circulação e Excreção” do livro didático Investigar e Conhecer e da situação de aprendizagem “Sistema Cardiovascular - Transporte de substâncias pelo organismo”, volume 1 do caderno do currículo da 7° série/ 8° ano, que é o material de apoio ao currículo do estado de São Paulo (denominado Caderno do Aluno). Para a análise dos materiais utilizada como base uma ficha de avaliação disponível em um artigo, a qual continha critérios baseados em aspectos filosófico-educacionais, aspectos didáticometodológicos e aspectos materiais. Ao final da pesquisa os resultados demonstraram que o caderno do aluno utilizado como principal material didático se mostra insuficiente e não atende aos requisitos básicos para uma boa aprendizagem escolar. Diante desse fato, ressalta-se a necessidade de se ampliar a quantidade de exemplares de livros didáticos entregues aos alunos da rede publica estadual de ensino, para que estes possam ser utilizados em conjunto com os cadernos do aluno e, assim, garantir uma educação de qualidade aos estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Análise dos conteúdos de circulação e excreção no livro didático e caderno do aluno utilizados na escola pública do estado de São Paulo | - |
Título: dc.title | Analysis of the contents of circulation and excretion in the student’s textbook and notebook used in the public school of the state of São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: