Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pletsch, Adelmo Lowe | - |
Autor(es): dc.contributor | Pletsch, Adelmo Lowe | - |
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Josiane Araujo de | - |
Autor(es): dc.creator | Conejo, Hellen Jéssica Flávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673851 | - |
Descrição: dc.description | This work has as its theme the importance of experimentation in the teaching of chemistry and biology: elaboration of didactic material. It is known that one of the great challenges of the area of science education is to provide a teaching in which the contents are related to the daily life of the student. It is still very common for science education to be approached in the classroom in a traditional manner, based on the use of books, pictures and theories. Whether because of a lack of resources or little time available for lesson development, many teachers end up using this linear and fragmented method of teaching. Several authors, such as Suart (2008), argue that experimentation, when explored in its pedagogical function, can overcome the barrier between theory and practice, aiding in the understanding of concepts and phenomena arising in nature and establishing an active intellectual interaction of the student. Aiming to contribute to the research in science teaching, a support material was developed for the teacher in which the contents of biology and chemistry are approached in an interdisciplinary way, as well as to explore experiments through investigative aborgadens, to assist in the teaching-learning process. These class proposals seek alternatives that, besides helping to understand concepts and contents, contribute to the formation of citizens more committed to the environment and society. The research method was the case study, the bibliographic research was developed through a survey of data on web sites, books and scientific articles on the teaching of chemistry in Brazil, importance of interdisciplinarity, CTS approach and experimentation in teaching of Sciences. Based on the elaboration of these classes it can be inferred that it is possible to work chemistry and biology contents in an interdisciplinary and contextualized way and to explore experimental activities that can be developed with alternative materials, of low cost and of easy access. The preparation of these classes also contributes to the progress of the teacher's knowledge since it requires research and exploration of new knowledge that goes beyond their area of formation. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a importância da experimentação no ensino de química e biologia: elaboração de material didático. Sabe-se que um dos grandes desafios da área do ensino de ciências é proporcionar um ensino em que os conteúdos estejam relacionados ao cotidiano do aluno. Ainda é muito comum o ensino de ciências ser abordado, em sala de aula, de maneira tradicional, pautado semente na utilização de livros, quadro e teorias. Seja por falta de recursos ou pouca disponibilidade de tempo para elaboração de aulas, muitos professores acabam utilizando esse método linear e fragmentado de ensino. Diversos autores, tal como Suart (2008), defendem que a experimentação quando explorada sua função pedagógica, pode transpor a barreira entre teoria e prática auxiliando na compreensão de conceitos e fenômenos decorrentes na natureza e estabelecer uma interação intelectual ativa do aluno. Visando contribuir com as pesquisas no ensino de ciências foi elaborado um material de apoio ao professor em que os conteúdos de biologia e química sejam abordados de maneira interdisciplinar, além de explorar experimentos através de aborgadens investigativas, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Essas propostas de aulas buscam alternativas, que além de auxiliar na compreensão de conceitos e conteúdos, contribuam com a formação de cidadãos mais comprometidos com o ambiente e a sociedade. O método de pesquisa realizada foi o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica foi desenvolvida através de um levantamento de dados em sítios da web, livros e artigos científicos sobre o ensino de química no Brasil, importância da interdisciplinaridade, abordagem CTS e experimentação no ensino de ciências. Com base na elaboração dessas aulas pode-se inferir que é possível trabalhar conteúdos de química e biologia de maneira interdisciplinar e contextualizada e explorar atividades experimentais que podem ser desenvolvidas com materiais alternativos, de baixo custo e de fácil acesso. A elaboração dessas aulas também contribui com o progresso do conhecimento do professor, uma vez que, exige pesquisar e explorar novos conhecimentos que vão além da sua área de formação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A importância da experimentação no ensino de química e biologia: elaboração de material didático | - |
Título: dc.title | The importance of experimentation in teaching chemistry and biology: elaboration of didactic material | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: