As políticas educacionais no contexto da crise das instituições disciplinares

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Autor(es): dc.contributorPezarico, Giovanna-
Autor(es): dc.contributorPezarico, Giovanna-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Audrey Merlin Leonardi de-
Autor(es): dc.contributorIop, Jozeane-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Alexandre Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22957-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673788-
Descrição: dc.descriptionMichel Foucault alludes to three models of societies that constitute different ways of exercising power: the societies of sovereignty, disciplinary societies and the societies of control. The disciplinary society, which provided the substrate of the institutions of modernity, which uses methods to compete dressage, surveillance, containment and examination. In this context, family, school, hospital, barracks and prison , operate according to the same logic , albeit in peculiar circumstances . Their common goal would be the production of docile and useful bodies. Deleuze observed a generalized crisis of the means of containment, due in particular to the modern technologies of communication and information. The walls that defined the institutions have become fragile, not allowing a clear distinction between the " inside and outside". The possibility of real-time communication and dissemination of information through social networks, among other factors, contributed to promote the privatization of public space, in that it allowed an individual “ is" in more than one place at a time. These circumstances have raised the need to review the role of institutions in this new configuration, called a society of control. Within the limits of this text we will discuss the main mechanisms of power that constituted the school and the main discourses related to it. Also will be analyzed the main characteristics of contemporary educational institutions, highlighting aspects that have remained static and its major changes . Finally, we will make a discussion on the future of a school in a world full of other disciplinary technologies more effective and cheaper than traditional schools.-
Descrição: dc.descriptionMichel Foucault faz alusão a três modelos de sociedades que constituem formas distintas de exercício de poder: as sociedades de soberania, as sociedades disciplinares e as sociedades de controle. A sociedade disciplinar, que forneceu o substrato das instituições da modernidade, utiliza métodos para os quais concorrem o adestramento, a vigilância, o confinamento e o exame. Neste contexto, a família, a escola, o hospital, a caserna e o presídio, funcionam segundo uma mesma lógica, embora em circunstâncias peculiares. O seu objetivo comum seria a produção de corpos dóceis e úteis. Deleuze observou uma crise generalizada dos meios de confinamento, decorrente, sobretudo, das modernas tecnologias de comunicação e informação. Os muros que definiam as instituições se tornaram frágeis, não permitindo uma distinção clara entre o “dentro e o fora”. A possibilidade de comunicação em tempo real e a disseminação de informações pelas redes sociais, dentre outros fatores, contribuíram para promover uma privatização do espaço público, na medida em que permitiram que um indivíduo “esteja “ em mais de um lugar ao mesmo tempo. Tais circunstâncias suscitaram a necessidade de revisão do papel das instituições nesta nova configuração, chamada de sociedade de controle. Nos limites deste texto procurar-se-á discutir os principais mecanismos de poder que constituíram a escola e os principais discursos a ela vinculados. Também serão analisadas as principais características das instituições educacionais contemporâneas, evidenciando os aspectos que se mantiveram estáticos e suas principais mudanças. Finalmente, far-se-á uma discussão sobre o futuro da escola num mundo repleto de outras tecnologias disciplinadoras mais eficazes e baratas que as escolas tradicionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Administração-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and state-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational sociology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Título: dc.titleAs políticas educacionais no contexto da crise das instituições disciplinares-
Título: dc.titleEducational policies in the context of the crisis of disciplinary institutions-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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