Democracia na escola: o primeiro passo para a formação de cidadãos participativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarah Júnior, Moisés Francisco-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thais Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673777-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to expand the concept of democracy and explain the democratic mechanisms used as a means of promoting democracy in the school environment, for it was made a literature review focusing on the elements of democratic management and the characteristics essential to the formation of school democratic. The work unfolds in three chapters where the first refers to the expansion of the concept of democracy and leads to reflection on the elements that compose it, the second covers the history of democratic management in the educational context and the latter makes a brief survey of the manager's actions necessary, within a school, so there is an atmosphere of participation of students. We conclude that it is essential to living in a democratic environment for the exercise of citizenship in society.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo ampliar o conceito de democracia e explicitar os mecanismos democráticos utilizados como forma de promover a democracia no ambiente escolar, para isso foi feita a revisão bibliográfica tendo como foco os elementos da gestão democrática e as características essenciais para a formação da escola democrática. O trabalho se desenvolve em três capítulos onde o primeiro se refere à ampliação do conceito de democracia e leva a reflexão sobre os elementos que a compõe, o segundo aborda a história da gestão democrática no contexto educacional e o último faz um breve levantamento de ações do gestor necessárias, dentro de uma escola, para que haja um ambiente de participação dos educandos. Conclui-se que é imprescindível a vivência em um ambiente democrático para o exercício da cidadania em sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracy-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectSocial participation-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Pública Municipal-
Título: dc.titleDemocracia na escola: o primeiro passo para a formação de cidadãos participativos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.