Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4238962623790586 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Hélio | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Isaura Alberton de | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Antonio Carlos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Gandolfo, Celso Aparecido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3592 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673774 | - |
Descrição: dc.description | The challenge of this century is motivate and firm changes of behavior that allow the conduction, the so longed partnership and cooperation among college education institutions and the productive way. The peculiarities experienced by the productive segments are not applicable exclusively to their industrial segments. The college education institution, inserted in the society, is also called to rethink the phenomenon of the work and to insert the teaching/learning process in this new context. Thus, the present work analyze the viability of a technological vigilance process through the supervised apprenticeship aiming the technology transfer. This analysis has as characteristic the exploratory factor through the technical procedure of case study. It will look for the understanding of the general nature of the problem and of the current situation of how the use of the information and knowledge generated from the apprenticeship happens. The presented methodology will allow identify ideas and signs of as they are conceived the information looked for of the context managerial, of the perceptions and understanding of each one of the collaborators directly involved in the context university-company and technology transfer looking for as result the lifted up hypothesis through the contributions supplied by the questionnaire and researches applied. The conclusion of the work is based on the analysis of this viability, with the purpose of technological updating. Positive aspects are also evidenced heading for that viability, aiming to arouse on the potential of the information originated from the apprenticeship activity, a rich source of technological updating and conversion of the knowledge in UTFPR-CM through the proposed process. | - |
Descrição: dc.description | O desafio do século que adentramos é o de incentivar e firmar a motivação em prol de mudanças comportamentais que permitam a condução, a tão almejada parceria e cooperação entre instituições de ensino superior, o meio produtivo. As peculiaridades vivenciadas pelos segmentos produtivos não são aplicáveis exclusivamente aos seus segmentos industriais. A instituição de ensino superior, inserida na sociedade, é convocada também a repensar o fenômeno do trabalho e a inserir o processo de ensino/aprendizagem neste novo contexto. O presente trabalho analisa a viabilidade de um processo de vigilância tecnológica através do estágio supervisionado visando à transferência de tecnologia. Esta análise tem como característica o fator exploratório através do procedimento técnico de estudo de caso, onde buscará a compreensão da natureza geral do problema e da situação atual de como acontece o aproveitamento das informações e conhecimentos gerados a partir do estágio. A metodologia apresentada permitirá identificar ideias e sinais de como são concebidos as informações advindas do contexto organizacional, das percepções e entendimento de cada um dos colaboradores diretamente atuantes no contexto universidade-empresa e transferência de tecnologia buscando como resultado a hipótese levantada através das contribuições fornecidas pelo questionário e pesquisa aplicada. O trabalho tem a sua conclusão baseada na análise da viabilidade, com a finalidade de atualização tecnológica. Evidenciaram-se também aspectos positivos rumo a essa viabilidade, visando despertar sobre o potencial das informações advindas da atividade de estágio, uma rica fonte de atualização tecnológica e conversão do conhecimento na UTFPR-CM através do processo proposto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de estágio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração acadêmico-industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology transfer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic-industrial collaboration | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Produção | - |
Título: dc.title | Viabilidade de um processo de vigilância tecnológica através do estágio supervisionado, visando à transferência de tecnologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: