Análise das concepções e práticas pedagógicas de professores de ciências sobre a educação ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorSantos, Harley Lucas dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673742-
Descrição: dc.descriptionWith a view to rethinking how environmental issues are being worked on in Science teaching, giving rise to the formation of critical citizens, aware and able to exercise citizenship, this work aimed to identify and analyze the conceptions and pedagogical practices of Science teachers with regard to Environmental Education in Elementary School ­ final years. For this, a questionnaire was applied to five science teachers from the state education network in a municipality in the northern region of the state of Paraná. The results, based on the analysis of the responses, indicate that all teachers participating in the research consider it important to treat Science content in an integrated manner and to work on environmental issues. Most environmental issues are addressed through classroom discussions, with few practical activities. Most teachers have a naturalistic conception of the environment and a vision of environmental education aimed at raising students' awareness of environmental preservation and conservation. They also consider that their initial training contributed little to their practices in relation to environmental issues and seek information, from different sources, to update themselves. Although the teachers' reports indicate that Environmental Education has been worked on in elementary science classes ­ final years, we found that this happens in a non­critical way, privileging behavioral and individual aspects.-
Descrição: dc.descriptionNuma perspectiva de repensar como as questões ambientais estão sendo trabalhadas no ensino de Ciências, ensejando formar cidadãos críticos, conscientes e aptos a exercerem a cidadania, este trabalho teve como objetivo identificar e analisar as concepções e práticas pedagógicas dos professores de Ciências no que se refere a Educação Ambiental, no Ensino Fundamental – anos finais. Para isso foi aplicado um questionário a cinco professores de Ciências da rede estadual de ensino de um município da região norte do Estado do Paraná. Os resultados, baseados nas análises das respostas, indicam que todos os professores participantes da pesquisa consideram importante tratar os conteúdos de Ciências de forma integrada e trabalhar as questões ambientais. Os temas ambientais são abordados, majoritariamente, por meio de discussões em sala de aula, com poucas atividades práticas. A maioria dos professores apresenta uma concepção naturalista de meio ambiente e uma visão de educação ambiental voltada à conscientização dos alunos para preservação e conservação do meio ambiente. Consideram, também, que sua formação inicial pouco contribuiu para suas práticas com relação aos temas ambientais e buscam informações, em diferentes fontes, para se atualizarem. Embora os relatos dos professores indiquem que a Educação Ambiental venha sendo trabalhada nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental – anos finais, constatamos que isso acontece de modo pouco crítico, privilegiando aspectos comportamentais e individuais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment and children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleAnálise das concepções e práticas pedagógicas de professores de ciências sobre a educação ambiental-
Título: dc.titleAnalysis of the conceptions and pedagogical practices of science teachers on environmental education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.