Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lüders, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Keiko Verônica Ono | - |
Autor(es): dc.contributor | Delgado, Myriam Regattieri de Biase da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Lüders, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Keiko Ver^onica Ono | - |
Autor(es): dc.contributor | Delgado, Myriam Regattieri | - |
Autor(es): dc.creator | Pando, Luciano Urgal | - |
Autor(es): dc.creator | Fuchs, Stefan Campana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673715 | - |
Descrição: dc.description | The traffic light control in Curitiba is currently held by the Municipal Operational Control Center. The city is divided into 33 different semaphoric regions, each with one specific timing table. In the Control Center, many aspects of traffic signal plans are determined manually, with a heavy load of engineers’ and technicians’ experience. A computer system capable of processing the traffic sensors data available and to propose, for example, alternatives to current traffic signal plans, might be of great assistance to the control center operators. With this in view, an optimization proposal of traffic signal plans was studied and analyzed for a specific region of Curitiba (in Rebou¸cas neighborhood). This project aims to develop a strategy of optimization with simulation for adjustment of traffic signal plans, from real data collected from the roads of that city region. For this, existing technological tools are used (simulators, optimization libraries, among others), as well as algorithms from the literature, adapting them to real needs and situations of the traffic. A realistic simulation model using the SUMO software was created from the data yielded by SETRAN. The traffic signal plan optimization was developed from the Particle Swarm Optimization algorithm. In various tests, improvements were observed over the current timing plan for specific traffic situations, in terms of the average delay, travel time and throughput metrics. | - |
Descrição: dc.description | O controle de temporização de semáforos em Curitiba é realizado atualmente pelo Centro de Controle Operacional do município. A cidade é dividida em 33 diferentes regiões semafóricas, cada uma com uma tabela de planos específica. No Centro de Controle, muitos aspectos dos planos de programação semafórica são determinados manualmente, tendo muita carga de experiência de engenheiros e técnicos. Um sistema de computação, capaz de processar os dados de sensores de tráfego disponíveis e propor, por exemplo, alternativas `as programações semafóricas atuais, pode ser de grande auxílio aos operadores do centro de controle. Tendo isso em vista, uma proposta de otimização dos planos semafóricos foi estudada e analisada para uma região específica de Curitiba (no bairro Rebouças). Este projeto tem como objetivo aplicar uma estratégia de otimização com simulação para o ajuste dos planos semafóricos, a partir de dados reais coletados das vias da referida região da cidade. Para isso, são utilizadas ferramentas tecnológicas já existentes (simuladores, bibliotecas de otimização, entre outros), além de algoritmos da literatura, adaptando-os às necessidades e situações reais do tráfego. Um modelo de simulação, utilizando o software SUMO, foi criado a partir dos dados cedidos pela SETRAN. A otimização das programações semafóricas foi implementada a partir do algoritmo de Otimização por Enxame de Partículas. Em diversos testes, verificou-se que foi possível obter melhorias em relação ao plano de temporização atual, em situações específicas de tráfego, segundo critérios de atraso médio, tempo de viagem e throughput. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Graduação em Engenharia de Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Sinais e sinalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levantamentos de rotas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação heurística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic signs and signals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical optimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Route surveying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heuristic programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Simulação e otimização da programação semafórica de uma região de Curitiba | - |
Título: dc.title | Simultation and optimization of the traffic signal plan of a region of Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: