Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Diego Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Diego Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
Autor(es): dc.contributor | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Janaine Daiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26480 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673653 | - |
Descrição: dc.description | The present work had as objective the application of the framework JEIS (Games for Deaf Children’s Education), for the development of a game in the style infinite runner for Deaf children. To achieve this objective, specific objectives were defined: the elaboration of a Game Design Document (GDD), with the application of the framework JEIS; there cording of videos of the signs, necessary for the elaboration of the game, together with the interpreter of Libras; the implementation of the game using the Unity 2D platform, using the theme of infantil e education in traffic and containing the basic signs of Libras recorded. After the implementation of game, was analyzedt he applicability of the JEIS framework to the style infinite runner, and finally, the game under went external evaluation, conducted by teachers of Early Childhood Education. The analysis of the applicability of the JEIS framework in games of this style, was shown to be satisfactory, because its application meets all the criteria contained in the four modules of the framework: Graphics and Inferface Module; Game play and Tutoring Module; Apprentice or Player Module; and, Teaching-Learning Module. It can also be concluded, through the evaluation made by teachers of Kindergarten, that the game Ada Runner, can be used as an aid tool in teaching Libras. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve por objetivo a aplicação do framework JEIS (Jogos para Educação Infantil de Surdos), para o desenvolvimento de um jogo no estilo infinite runner para crianças surdas. Para conseguir alcançar tal objetivo, definiram-se como objetivos específicos: a elaboração de um Game Design Document (GDD), com aplicação do framework JEIS; agravação de vídeos dos sinais, necessários para a elaboração do jogo, juntamente com a intérprete de Libras; a implementação do jogo usando a plataforma Unity 2D, utilizando a temática de educação infantil no trânsito e contendo os sinais básicos da Libras gravados. Após a implementação do jogo, foi analisada a aplicabilidade do framework JEIS ao estilo infinite runner, e por fim, o jogo passou por avaliação externa, realizada por professores da Educação Infantil. A análise de aplicabilidade do framework JEIS em jogos deste estilo, mostrou-se satisfatória, pois, sua aplicação atende todos os critérios contidos nos quatro módulos do framework: Módulo Gráficos e Inferface; Módulo Jogabilidade e Tutoria; Módulo Aprendiz ou Jogador; e, Módulo de Ensino-Aprendizado. Também pode-se concluir, por meio da avaliação feita por professores do Ensino Infantil, que o jogo Ada Runner, pode ser utilizado como ferramenta de auxílio no ensino de Libras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Arquivo de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Computer file) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Aplicação do framework JEIS no desenvolvimento de um jogo no estilo infinite runner para crianças surdas | - |
Título: dc.title | Application of the JEIS Framework in the development of an infinite runner style game for deaf children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: