Lean Startup: uma análise sobre o uso nas empresas nascentes de base tecnológica incubadas em agência de fomento na cidade de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMânica, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorBranco, Gilberto-
Autor(es): dc.contributorPeinado, Jurandir-
Autor(es): dc.contributorMânica, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorBindé, Marco Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7547-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673639-
Descrição: dc.descriptionThe Lean Startup methodology provides a scientific approach to creation and business management in extreme uncertainty environments. It happens from a quick interaction with the user and by the validated learning. This study aims to analyze the use of the Lean Startup methodology in companies incubated in development innovation agencies in Curitiba. We used the open interview as data collection instrument, whose themes were extracted Startup project research of the Sebrae / PR 2015. We interviewed representatives of innovation agencies located in the city of Curitiba. The data were analyzed quantitatively and qualitatively. As a result, we find that the incubated startups make partial use of the Lean Startup methodology, focusing on MVP validation. However, after validated the idea is common the use of traditional methods and metrics for manager the startups instead of completing the feedback loop proposed by Lean Startup. Thus, lack a greater awareness about the benefits of using the validated learning, evaluation metrics focused on innovation and growth hacking that shape the branches of the Lean Startup.-
Descrição: dc.descriptionA metodologia do Lean Startup fornece uma abordagem científica para criação e gerenciamento de negócios em ambientes de extrema incerteza a partir de uma rápida interação com o usuário e do aprendizado validado. Esse estudo visa analisar o uso da metodologia Lean Startup em empresas incubadas agências de fomento à inovação em Curitiba. Foi utilizada a entrevista aberta como instrumento de coleta de dados, cujo os temas foram extraídos da pesquisa do projeto Startup do Sebrae/PR 2015. Foram entrevistados representantes de agências de inovação situadas na cidade de Curitiba. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Como resultado, verifica-se que as empresas incubadas fazem o uso parcial da metodologia do Lean Startup, com foco na validação do produto mínimo viável. Entretanto, após ter a ideia validada, é comum a volta do uso de métodos e métricas tradicionais de gestão de empresas ao invés de completar o ciclo de feedback proposto pelo Lean Startup. Dessa forma, falta uma maior consciência acerca dos benefícios da utilização do aprendizado validado, métricas de avaliação voltados para inovação e de motores de crescimento que configuram as ramificações do Lean Startup.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Administração-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas novas-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial management-
Palavras-chave: dc.subjectNew business enterprises-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO-
Título: dc.titleLean Startup: uma análise sobre o uso nas empresas nascentes de base tecnológica incubadas em agência de fomento na cidade de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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