A utilização de tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem de Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortolotti, Silvana Ligia Vincenzi-
Autor(es): dc.contributorBortolotti, Silvana Ligia Vincenzi-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.creatorSilverio, Willian Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22080-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673611-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes to investigate the use of new trends in the use of educational software for classroom application in the teaching of Mathematics by teachers. Educational software as a teaching-learning tool helps to reduce the learning difficulties of Mathematics faced by the students of the Francano College of the city of Franca, specifically in the series of Elementary School II. For the research, a study was done of several works that discuss the use of digital technologies, besides bringing some educational software for the teaching of Mathematics and considerable information to the reader. The methodological procedure used for data collection was a structured questionnaire, addressed to the participants of the lecture, applied in the first semester of 2018. The results obtained based on the questions answered by the sixty participants, allow to infer that the teachers of Mathematics, in the most of them do not use educational software as a facilitator of learning mathematical content, a fact that could be rethought since it was observed that students present learning difficulties in this discipline. It is believed that this research contributes in a reflexive way to the importance of the use of technological resources in teaching practice, how these resources are being used by some teachers, students' conceptions about learning mathematics, and their best use for meaningful learning and interesting for them.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe investigar a utilização de novas tendências na utilização de softwares educacionais para aplicação em sala de aula no ensino da Matemática pelos professores. Os softwares educacionais como instrumento de ensinoaprendizagem auxiliam na diminuição das dificuldades de aprendizagem da Matemática enfrentadas pelos alunos do Colégio Francano da cidade de Franca, especificamente nas séries do Ensino Fundamental II. Para a pesquisa, foi feito um estudo de várias obras que discutem o uso de tecnologias digitais, além de trazer alguns softwares educacionais para o ensino da Matemática e informações consideráveis ao leitor. O procedimento metodológico utilizado para coleta de dados foi um questionário estruturado, direcionado aos participantes da palestra, aplicado no primeiro semestre de 2018. Os resultados obtidos com base nas questões respondidas pelos sessenta participantes permitem inferir que os professores de Matemática, na sua maioria, não utilizam softwares educacionais como facilitador da aprendizagem de conteúdos matemáticos, fato que poderia ser repensado uma vez que foi observado que os alunos apresentam dificuldades de aprendizado nesta disciplina. Acredita-se que esta pesquisa contribui de forma reflexiva para a importância do uso de recursos tecnológicos na prática docente, como esses recursos vêm sendo utilizados por alguns professores, as concepções dos alunos acerca do aprendizado da Matemática, e sua melhor utilização para um aprendizado significativo e interessante para os mesmos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware gratuito-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teachers-
Palavras-chave: dc.subjectOpen source software-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA utilização de tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem de Matemática-
Título: dc.titleThe Use of Emerging Technologies at the Service of Mathematical Learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.