Elaboração e contextualização de equipamentos didáticos alternativos para o ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Larissa Macedo dos-
Autor(es): dc.contributorVestena, Mauro-
Autor(es): dc.creatorLoregian, André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673594-
Descrição: dc.descriptionNowadays, laboratory practice has been commonly used in order to make the class more attractive Chemistry, and relate theories studied in the classroom with the student's daily life. With the purpose of reducing costs for installation and maintenance of Chemistry laboratory to produce the necessary conditions for the development of a class, this work aims at bringing together equipment that could be built by reusing low-cost alternative materials, and reusing disposables. For this, a survey was made of existing possibilities, with subsequent construction of equipment, followed the completion of a lecture demonstration for teachers of a school of public Pato Branco - PR and students of Universidade Federal do Paraná and participants from Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID - this program, applied this teaching unit.-
Descrição: dc.descriptionNos dias atuais, atividades práticas de laboratório têm sido comumente utilizadas com o intuito de tornar a aula de Química mais atrativa, além de relacionar teorias estudadas em sala de aula com o cotidiano do aluno. Baseado no propósito da diminuição de custos de montagem e manutenção de um laboratório de Química que apresente condições necessárias de desenvolvimento de uma aula, este trabalho visa reunir equipamentos que possam ser construídos por meio da reutilização de materiais alternativos de baixo custo, além de reaproveitamento de materiais descartáveis. Para isso, fez-se uma pesquisa das possibilidades existentes, com posterior construção dos equipamentos, seguido da realização de uma aula demonstrativa para professores de um colégio da rede pública de Pato Branco – PR e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID - programa este, aplicado nesta unidade de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios de química-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry (High School)-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectChemical laboratories-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleElaboração e contextualização de equipamentos didáticos alternativos para o ensino de Química-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.