Elaboração de material didático sugestivo para as aulas práticas na disciplina de inorgânica I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerri, Elídia Aparecida Vetter-
Autor(es): dc.creatorNakamura, Jenifer Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673580-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to prepare a handout for the course suggestive of Inorganic Chemistry I, supporting teachers and students during practical classes. The structure of this material was developed by starting with yourself first stage of data collection, through research and organization of existing, available in books, internet and handouts experimental scripts. These practices were selected according to pre-established criteria before starting the research, adopting a methodology that could fit the limitations of the chemical laboratories of the institution (reagents, glassware, equipment, duration of practice and waste generated) , and also with Menu contents belonging to the discipline and, where possible was attached a proposed methodology for waste treatment. Practices have not been tested, only made the analysis of each material disposed on your script with the Institution UTFPR - campus Pato Branco had. The book featured an introduction to laboratory practice, safety standards and roadmaps.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo a preparação de uma apostila sugestiva para a disciplina de Química Inorgânica I, servindo de apoio a professores e estudantes durante as aulas práticas. A estrutura desse material foi desenvolvidase iniciando primeiramente com a etapa de coleta de dados, por meio de pesquisa e organização de roteiros experimentais já existentes, disponíveis em livros, internet e apostilas. Essas práticas foram selecionadas seguindo os critérios pré-estabelecidos antes de se iniciar a pesquisa, adotando uma metodologia que pudesse se enquadrar as limitações dos laboratórios de química da instituição (reagentes, vidrarias, equipamento, duração da prática e resíduos gerados), e também com os conteúdos pertencentes a Ementa da disciplina e, quando possível foi anexada uma proposta de metodologia de tratamento de resíduos. As práticas não foram testadas, somente fez-se a análise de cada material disposto em seu roteiro com que a Instituição UTFPR – campus Pato Branco possuía.A apostila contou com uma introdução sobre a prática em laboratório, normas de segurança e os roteiros.-
Descrição: dc.description5000-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica inorgânica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Métodos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry, Inorganic - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Experimental methods-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleElaboração de material didático sugestivo para as aulas práticas na disciplina de inorgânica I-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.