Simulação e otimização do processo de atendimento de uma unidade de saúde

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Autor(es): dc.contributorSantos, José Airton Azevedo dos-
Autor(es): dc.contributorSchmidt, Carla Adriana Pizarro-
Autor(es): dc.contributorSantos, José Airton Azevedo dos-
Autor(es): dc.contributorSchmidt, Carla Adriana Pizarro-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Carlos Aparecido-
Autor(es): dc.contributorSoares, Milton-
Autor(es): dc.creatorSeabra Júnior, Edward-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:21:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:21:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673540-
Descrição: dc.descriptionIn a dynamic environment, it is essential that the organizations seek new planning techniques to improve the quality of services provided. A good customer service is essential to the success of any organization. In this sense, this work aims to improve, through techniques of discrete simulation (DES) and optimization, the attending process operational dynamics of a health unit located in the west region of Paraná. The simulation and optimization were performed using the Arena® simulation package, which includes the OptQuest optimization software. The methodology used was the modeling through computer simulation of quantitative character and it is characterized as participative. The application of these techniques resulted in the optimization of the number of medical consultations of the basic health unit.-
Descrição: dc.descriptionEm um ambiente dinâmico, é essencial que as organizações busquem novas técnicas de planejamento para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Um bom atendimento ao cliente é essencial para o sucesso de qualquer organização. Nesta linha, este trabalho teve por objetivo melhorar, através de técnicas de simulação de eventos discretos (DES) e de otimização, a dinâmica operacional do processo de atendimento de uma unidade básica de saúde localizada na região oeste paranaense. A simulação e a otimização foram executadas utilizando o pacote de simulação Arena®, que inclui o software de otimização Optquest. A metodologia utilizada foi a de modelagem através de simulação computacional, de caráter quantitativo e foi caracterizada como participativa. A aplicação destas técnicas resultaram na otimização do número de consultas médicas da unidade básica de saúde.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de computador-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de simulação-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização matemática-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programs-
Palavras-chave: dc.subjectSimulation methods-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical optimization-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE-
Título: dc.titleSimulação e otimização do processo de atendimento de uma unidade de saúde-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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