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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Borges, Simone de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Simone de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Fernando Roberto Hebeler | - |
Autor(es): dc.contributor | Brittes, Marisangela Pacheco | - |
Autor(es): dc.creator | Adami, Caroline Molin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10774 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673474 | - |
Descrição: dc.description | Gamification is the use of game elements outside your environment to motivate and engage users. With the ease of access to technology, various segments have shown interest in this technique such as health, education, marketing, etc. Despite the increasing interest in the use of the gamification technique, the methods for its application are still incipient. In the literature, several studies relate this limitation to the methods of gamification technique application because most of them use the same approach for all users. Gamification customization aims to reach more users with this technique, developing a suitable environment for each user’s profile. The identification of the user profile is usually done through text forms, which are usually composed of extensive issues that generate inattention and tiredness to the user directly impacting the quality of the data obtained. As an alternative to the extensive user profile identification text questionnaires, a questionnaire consisting of images for player profile identification was developed from an adaptation of the QPJ-BR: Player Profile Identification Questionnaire. Brazilian-Portuguese and classified the player’s typology according to their motivations among the profiles of entrepreneur, conqueror, creator, explorer and humanist. | - |
Descrição: dc.description | A gamificação consiste no uso de elementos de jogos fora de seu ambiente com o objetivo de motivar e engajar usuários. Com a facilidade de acesso à tecnologia diversos segmentos têm mostrado interesse nesta técnica como áreas da saúde, educação, marketing, etc. Apesar do aumento no interesse do uso da técnica de gamificação, os métodos para sua aplicação ainda mostram-se incipientes. Na literatura, diversos estudos relacionam esta limitação com os métodos de aplicação da técnica de gamificação pois em sua maioria é utilizada a mesma abordagem para todos os usuários. A personalização da gamificação tem como objetivo atingir maior número de usuários com esta técnica, desenvolvendo um ambiente adequado ao perfil de cada usuário. A identificação do perfil de usuário geralmente é realizada por meio de formulários de texto, os quais são compostos por extensas questões que geram desatenção e cansaço ao usuário impactando diretamente na qualidade dos dados obtidos. Como uma alternativa aos extensos questionários de texto para identificação do perfil de usuário realizou-se o desenvolvimento de um questionário composto por imagens para identificação do perfil de jogador a partir de uma adaptação do QPJ-BR: Questionário para Identificação de Perfis de Jogadores para o Português-Brasileiro e classificou-se a tipologia do jogador de acordo com suas motivações entre os perfis de empreendedor, conquistador, criador, explorador e humanista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Software | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de questionário com imagens e escala likert para identificação do perfil de jogador | - |
Título: dc.title | Development of questionnaire with images and likert scale for player profile identification | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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