Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Viera, Graciela Leila Heep | - |
Autor(es): dc.creator | Monsani, Jocimara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21984 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673468 | - |
Descrição: dc.description | The Environmental Education (EE) should collaborate with the social responsibility for environmental protection. It must be addressed as the interdisciplinary National Curriculum. With a dynamic teaching practice such as the school garden may be able to address the environmental issues and sustainable development. The indigenous Guarani practice agriculture for subsistence and at this point that environmental education can be contextualized with the school garden, as they establish relations of harmony with the environment where they live. The survey was conducted in São Miguel do Iguaçu/PR, and students of the 1st, 2nd and 3rd grade of High School State School Indigenous Teko Ñemoingo. The goal was to construct and evaluate the usefulness of the school garden as a tool for indigenous students in preparing citizen; provide practical knowledge on managing the garden, growing garden awaken the students and check the interdisciplinary approach to the cross-cutting theme: environmental education. The research was based on a quantitative and qualitative approach, where data collection was carried out based on these questionnaires and data analysis with the formulation of analysis categories that were raised by the researcher and then the data expressed in tables. It was found that it is possible to study the environment with the school garden, the main aspects: learn to take care of the garden and protect the environment and also to study how living things. It is noteworthy in this regard the possibility of working in environmental education through the school garden as it provides numerous benefits. | - |
Descrição: dc.description | A Educação Ambiental (EA) deve colaborar com a responsabilidade social para a proteção ambiental. Ela deve ser abordada interdisciplinarmente conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais. Com uma prática pedagógica dinâmica como é o caso da horta escolar pode ser capaz de abordar às temáticas ambientais e o desenvolvimento sustentável. Os povos indígenas Guarani praticam a agricultura para subsistência e nesse ponto que a educação ambiental pode ser contextualizada com a horta escolar, pois eles estabelecem relações de harmonia com o meio onde vivem. A pesquisa foi realizada em São Miguel do Iguaçu/PR, sendo alunos do 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo. O objetivo foi construir e avaliar a utilidade da horta escolar pelos alunos indígenas como instrumento na preparação cidadã; fornecer conhecimentos práticos sobre o manejo da horta, despertar o cultivo de horta pelos alunos e verificar a interdisciplinaridade para a abordagem do tema transversal: educação ambiental. A pesquisa foi baseada numa abordagem quantitativa e qualitativa, onde a coleta de dados foi realizada com questionários e com base nestes a análise de dados com a formulação de categorias de análise que foram levantadas pela pesquisadora e em seguida os dados foram expressos em tabelas. Constatou-se que é possível estudar o meio ambiente com a horta escolar, nos principais aspectos: aprender a cuidar da horta e a proteger o meio ambiente e como também a estudar seres vivos. Destaca-se nesse sentido a possibilidade de se trabalhar a Educação ambiental através da horta escolar, visto que proporciona inúmeros benefícios. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hortaliças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vegetables | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Construção e importância da horta escolar nas atividades de educação ambiental no colégio indígena da aldeia Tekoa Ocoy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: