Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.creator | Guizzo, Antonio Rediver | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673449 | - |
Descrição: dc.description | The present monographic work goes through a way that intends to be an access route to the senses that come from a poem reading. In this way, the work is an hermeneutic reading of the poem The nausea, written by Felipe Fortuna, with the purpose of exploring the poetic work through a quadridimensional vision of the artistical object, in which the elements – the writer, the society (sociable forms, ideologies, programs, pedagogies, codes and stratification zones), the work and the imaginary (symbol image’s constellations gathered around regimes or postures) – are closely related. Equally, this work intends to demonstrate, using an hermeneutic perspective, guided by the hermeneutics circle, all the elements that compose the poem show themselves as a single and coherent shape, indissoluble association moved by a pathos that stimulates the work. In this meaning, the work has the purpose of describing the hermeneutic journey achieved on a poem, so it can serve as an example to the future analysis that, although never exhaust the work of art sense, are extremely important to the literature teaching, because a better comprehension of the elements that compose a literary work makes possible to the student and the teacher the satisfaction that comes with the contact to the artistic object and, in consequence, the expansion of the pursuit of reading and literary work circulation. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho monográfico percorre um caminho que pretende ser uma via de acesso aos sentidos emanados na leitura de um poema. Desta forma, o trabalho é uma leitura interpretativa do poema A náusea de Felipe Fortuna, por meio da qual se pretende explorar a obra poética através de uma visão quadridimensional do objeto artístico, na qual os elementos – o autor, a sociedade (formas de socialidade, ideologias, programas, pedagogias, códigos, e zonas de estratificação), a obra e o imaginário (constelações de imagens símbolos agrupadas em torno de regimes ou posturas) – estão estreitamente relacionados. Igualmente, pretende-se demonstrar, segundo perspectiva interpretativa orientada pelo círculo hermenêutico, todos os elementos que compõem o poema apresentam-se de forma una e coerente, união indissolúvel movida por um pathos que anima a obra. Neste sentido, o trabalho tem o intuito de descrever o percurso interpretativo realizado em um poema para que possa servir de modelo para futuras análises que, embora nunca esgotem o sentido da obra de arte, são de fundamental importância para o ensino de literatura, visto que uma melhor compreensão dos elementos que compõe uma obra literária possibilita tanto ao aluno como ao professor maior prazer no contato com o objeto artístico e, consequentemente, maior procura pela leitura e circulação das obras literárias. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação oral de poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral interpretation of poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | A intuição do instante: uma proposta de leitura de poesia para o poema A náusea de Felipe Fortuna | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: