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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Novak, Paulo Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | Rossetto, Diego Rizzotto | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Douglas da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Novak, Paulo Rogerio | - |
Autor(es): dc.creator | Morlin, Fernando Vinícius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673368 | - |
Descrição: dc.description | A vehicle is a dynamic system whose vibration behaviour is an important criterion. The vibration perception by the vehicle occupants is dependent on the system properties, and in this way, performance and safety characteristics have to be considered. The present work investigates the ride aspects of an off-road vehicle by comparison of natural frequencies, damping ratios and acceleration submitted to the vehicle chassis for different isolation system configurations. In this regard, linear models were fed by experimental data and the optimal configuration choice is based on literature and normative values. | - |
Descrição: dc.description | Um veículo é um sistema dinâmico cujo comportamento vibratório é um critério de grande importância. A percepção da vibração por parte dos ocupantes está ligada às propriedades desse sistema, sendo necessário considerar características referentes a desempenho e segurança. Neste trabalho, foram avaliados aspectos da dinâmica vertical de um veículo do tipo fora de estrada, ou todo terreno, através de comparação de valores de frequências naturais, fatores de amortecimento e acelerações impostas à carroceria para diferentes configurações de seu sistema de isolamento. Para isso, modelos lineares foram alimentados com dados obtidos por meio de ensaios experimentais. A análise das melhores configurações se baseou em valores de referência, seja da literatura clássica ou definidos normativamente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Dinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Molas e suspensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Dynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Springs and suspension | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Análise da dinâmica vertical de um veículo fora de estrada | - |
Título: dc.title | Analysis of off-road vehicle ride pynamics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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