Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Viginheski, Lucia Virginia Mamcasz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6474-0927 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5979880019338150 | - |
Autor(es): dc.contributor | Manrique, Ana Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7642-0381 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0510953419404742 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ciappina, Jussara Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8147-8668 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8750446667201659 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Fabio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5287 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673341 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: “Eratóstenes em: Um experimento que mediu o mundo!! | - |
Descrição: dc.description | This research presents as a theme a proposal for the teaching of mathematics in the inclusion of students with visual impairment enrolled in the regular school system. The research is configured of an applied nature, moving to qualitative methods and approaches the case study as a strategy. Its objective is to analyze the contributions of tactile adaptation of a historical narrative to the teaching of similarity of triangles, for visually impaired students and non-disabled students. The construction of the pedagogical intervention, applied in a class of the first year of high school of a public school in the interior of Paraná, which has a visually impaired student enrolled in regular education, started from the assumptions of historical-cultural theory. During the intervention, notions about the history of mathematics, basic notions of geometry, angles, reason and proportionality were explored. These concepts, important for the appropriation of the similarity content of triangles. The activities developed were supported by the theory of assimilation of mental activity in stages, proposed by Piotr Yakovlevich Galperin (2009). For the development of the activities the materials were adapted in Braille text, relief, tactile structure and three-dimensional pieces, in order to contribute to the learning process, not only of students with visual impairment, but of all students. The results indicated that, in view of the challenges and difficulties encountered, it was possible to apply the research proposal in a class with a student included and a large number of students, who presented conceptual limitations and several learning difficulties. Advances were found in the appropriation of concepts in the similarity of triangles and geometry by the students. Thus, we highlight the importance of using different resources for mathematics teaching as a way to promote the learning of school concepts by students with and without visual impairment. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta como temática uma proposta para o ensino de matemática na inclusão de alunos com deficiência visual matriculados na rede regular de ensino. A pesquisa se configura de natureza aplicada, se encaminhando a métodos qualitativos e aborda o estudo de caso como estratégia. Seu objetivo é analisar as contribuições da adaptação tátil de uma narrativa histórica para o ensino de semelhança de triângulos, para alunos com deficiência visual e alunos não deficientes. A construção da intervenção pedagógica, aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de um colégio público do interior do Paraná, que conta com uma aluna com deficiência visual matriculada no ensino regular, partiu dos pressupostos da teoria histórico-cultural. Durante a intervenção foram exploradas noções acerca da história da matemática, noções básicas de geometria, ângulos, razão e proporcionalidade. Conceitos esses, importantes para a apropriação do conteúdo de semelhança de triângulos. As atividades desenvolvidas foram apoiadas na teoria de assimilação da atividade mental por etapas, proposta por Piotr Yakovlevich Galperin (2009). Para o desenvolvimento das atividades os materiais foram adaptados em texto braile, relevo, estrutura tátil e peças tridimensionais, a fim de contribuir no processo de aprendizagem, não apenas dos alunos com deficiência visual, mas de todos os alunos. Os resultados indicaram que, frente aos desafios e dificuldades encontrados, foi possível aplicar a proposta da pesquisa em uma turma com uma aluna inclusa e um grande número de alunos, os quais apresentavam limitações conceituais e diversas dificuldades de aprendizagem. Constataram-se avanços na apropriação de conceitos em semelhança de triângulos e geometria pelos alunos. Com isso destaca-se a importância da utilização de diferentes recursos para o ensino de matemática como forma de promover a aprendizagem dos conceitos escolares pelos alunos com e sem deficiência visual. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students with visual disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Narrativa adaptada para o ensino de semelhança de triângulos para aluno com deficiência visual em situação de inclusão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: