Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Everton Coimbra de | - |
Autor(es): dc.creator | Fortes, Vanessa Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13451 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673330 | - |
Descrição: dc.description | Learning built by the interaction among people has been a very interesting topic to expand the dissemination of shared knowledge. It is important to get help from people who are interested in the same field of knowledge, getting curriculum enrichment. In this research context it is presented a model of Personal Learning Environment (PLE) using the Plex, Elgg, and Peabirus Meezoog platforms that are open source platforms. These models aim at to aggregate, manipulate, proliferate the knowledge of several people in an educational setting, so that the person chooses what she wants to learn and with whom to communicate. The model proposed in this paper will present features and resources that support individual learning, in order to facilitate the meeting of people with the same interests about informal learning and thus form a proper environment for individual learning aggregating the best in the existing platforms. | - |
Descrição: dc.description | O aprendizado construído pela interação entre pessoas tem sido um tema muito interessante para ampliar a disseminação de conhecimento compartilhado. É relevante buscar ajuda a pessoas que se identificam com a mesma área de conhecimento, procedendo de enriquecimento curricular. Neste contexto de pesquisa é apresentado um modelo computacional de Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA) utilizando as plataformas Plex, Elgg, Peabirus e Meezoog que são plataformas de código aberto. Estes modelos visam agregar, manipular, proliferar os conhecimentos de várias pessoas em um ambiente educacional, de maneira que a própria pessoa escolhe o que deseja aprender e com quem se comunicar. O modelo computacional proposto neste trabalho apresentará funcionalidades e recursos que apoiam o aprendizado individual, com a finalidade de viabilizar o encontro de pessoas com os mesmos interesses de aprendizagem informal e assim, formar um ambiente próprio para aprendizagem individual agregando o que há de melhor nas plataformas já existentes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shared virtual environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Título: dc.title | Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: