Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Pimentel, Renan Guilherme | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25848 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673326 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme a theoretical study on the training needs of Science teachers, from the book Formation of Science teachers: trends and innovations, by Anna Maria Pessoa de Carvalho and Daniel GilPérez. The objective of this work was to relate each of the training needs to the reality of an included classroom for the deaf. The nine needs are: (I) break with the simplistic view of Science teaching, (II) know the subject to be taught, (III) question the “common sense” teaching ideas about Science teaching and learning, (IV) Acquire theoretical knowledge about Science learning, (V) know how to critically analyze “traditional teaching”, (VI) Know how to prepare activities capable of generating effective learning, (VII) Know how to direct students' work, (VIII) Know evaluate and (IX) Acquire the necessary training to associate teaching and didactic research. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática um estudo teórico sobre as necessidades formativas dos professores de Ciências apresentadas na obra Formação de professores de Ciências: tendências e inovações, dos autores Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daniel GilPérez. O objetivo desse trabalho foi relacionar cada uma das necessidades formativas à realidade de uma sala de aula inclusiva para surdos. As nove necessidades são: (I) romper com a visão simplista sobre o ensino de Ciências, (II) conhecer a matéria a ser ensinada, (III) questionar as ideias docentes de “senso comum” sobre o ensino e aprendizagem de Ciências, (IV) Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem de Ciências, (V) saber analisar criticamente o “ensino tradicional”, (VI) Saber preparar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva, (VII) Saber dirigir o trabalho dos alunos, (VIII) Saber avaliar e (IX) Adquirir a formação necessária para associar ensino e pesquisa didática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with disabilities - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos | - |
Título: dc.title | The nine formative needs of the science teacher in the context of the inclusion of the deaf | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: