Rita Lee: figurinos, irreverências e o limiar arte-vida

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Amabilis de Jesus-
Autor(es): dc.contributorSilva, Amabilis de Jesus da-
Autor(es): dc.contributorScheffler, Ismael-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Fernanda Nerissa Hack-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:21:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:21:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673310-
Descrição: dc.descriptionThis research intends to present the contexts and the different strategies taken by the singer Rita Lee, concerning the use of the outfits, in its concerts. Since she was part of the musical group "Os Mutantes" until her last presentations, this element was an important contribution to the behavioral discussions, or taboos, almost always aimed at the female universe. If from the 1950s it becomes common for the musical groups to use costumes to distinguish between the character / singer and the person herself, Lee extrapolates such by making the costume an aid to the construction of narratives, also allowing a theatrical space. On the other hand, some details, such as her haircuts, became a trait of the character in everyday life.-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa intenta pontuar os contextos e as diferentes estratégias assumidas pela cantora Rita Lee, quanto ao uso dos figurinos, nos seus shows musicais. Desde que integrou a banda Os Mutantes até as suas últimas apresentações, esse elemento serviu como um importante aporte das discussões comportamentais, ou tabus, quase sempre voltadas para o universo feminino. Se a partir dos anos de 1950 torna-se comum às bandas o uso do figurino para demarcar a separação entre a personagem/cantora e a pessoa, Lee extrapola ao torná-lo um auxílio para a construção de narrativas, possibilitando também um espaço teatral. Por outro lado, alguns detalhes, a exemplo dos seus cortes de cabelo, passam a ser um rastro da personagem no cotidiano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCurso de Especialização em Cenografia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLee, Rita, 1947--
Palavras-chave: dc.subjectTeatros - Cenografia e cenários-
Palavras-chave: dc.subjectTrajes-
Palavras-chave: dc.subjectTheaters - Stage-setting and scenery-
Palavras-chave: dc.subjectCostume-
Palavras-chave: dc.subjectLee, Rita, 1947--
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleRita Lee: figurinos, irreverências e o limiar arte-vida-
Título: dc.titleRita Lee: costume, irreverence and the art-life threshold-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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