Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alípio Cortes | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Lais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673299 | - |
Descrição: dc.description | This research has been prepared with the intention to portray the knowledge of a group of teachers of the lower grades of a public school from Paraná about Dyscalculia. To make this work the researcher asked the teachers interviewed through a questionnaire aiming to raise the knowledge that each has about the topic. This is an exploratory study with data collected from literature sources and application of one questionnaire. Were interviewed ten teachers of a public school full - time in Paranavaí city, state of Paraná serving on average each year 180 students belonging to a region of low purchasing power of the city. The results indicated that teachers still confuse the difficulty in learning mathematics with learning disabilities. It must be also guided that when there is an intention to investigate and see if the student has dyscalculia the slowness of the Unified Health System (SUS) does not contribute to this investigation. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa foi elaborado com a intenção de retratar o conhecimento de um grupo de professores das séries iniciais de uma escola pública de Paranavaí acerca da Discalculia. Para realizar este trabalho a pesquisadora indagou os professores entrevistados através de um questionário visando levantar os conhecimentos que cada um tinha sobre o tema abordado. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com levantamento de dados de fontes bibliográficas e da aplicação de um questionário. Foram pesquisados dez professores de uma escola pública de período integral da rede municipal de Paranavaí-PR que atende em média todos os anos 180 alunos pertencentes a uma região de baixo poder aquisitivo da cidade. Os resultados apontaram que os professores ainda confundem a dificuldade em aprender Matemática com distúrbio de aprendizagem. Há também que se pautar que quando existe a intenção de se investigar e constatar se o aluno apresenta o quadro de discalculia à lentidão do Sistema Único de Saúde (SUS) não contribui para esta averiguação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerstmann, Sindrome de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acalculia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | A discalculia na perspectiva de professores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de Paranavaí - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: